Início > Cultura e Turismo > São Gonçalo integra eventos para desenvolvimento do turismo

São Gonçalo integra eventos para desenvolvimento do turismo

Publicado em:  19/08/2023

Município vai participar da ABAV Expo e Expo Rio Turismo

A Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de São Gonçalo vem integrando eventos de relevância para o desenvolvimento do potencial turístico da cidade. Em setembro, estará presente na ABAV Expo e, em outubro, da Expo Rio Turismo. No início deste mês, a secretaria marcou presença na Jornada do Turismo Fluminense, em Silva Jardim, promovido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Turismo do Estado e da TurisRio.

A Secretaria de Turismo e Cultura vai participar, no dia 27 de setembro, na Barra da Tijuca, da ABAV Expo, promovida pela Associação Brasileira de Agências de Viagens. A feira, que deve receber mais de 25 mil participantes, reúne os principais representantes do setor e promove a conexão com os agentes de viagens. Para a próxima edição, estão confirmados 2 mil expositores, 37% a mais que na última edição. Haverá representantes de todos os Estados e do Distrito Federal, além de 22 empresas do segmento hoteleiro.

A secretaria também vai participar da Expo Rio Turismo, realizada de 19 a 22 de outubro na Lagoa, Zona Sul do Rio. O evento, que reúne os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, apresentando experiências em gastronomia, história, cultura, artesanato, entretenimento, entre outras atividades desenvolvidas pelos municípios.

Jornada do Turismo – O projeto inédito, da Secretaria de Estado de Turismo, dá continuidade ao Plano Turismo RJ + 10 anos, que visa o desenvolvimento do turismo no Estado para a próxima década. O objetivo do evento foi discutir e planejar políticas para os próximos dois anos em todo o Estado, com foco especial nesta etapa na região turística Caminhos da Mata, que inclui São Gonçalo.

Durante a Jornada, foram discutidos temas sensíveis ao turismo, como segurança, infraestrutura e captação de recursos, marketing, entre outros totalizando 15 temas. Foram apresentadas as principais ações propostas pelos grupos de trabalho e definidas as próximas etapas para a elaboração de um plano de ações continuadas para o desenvolvimento do turismo fluminense.

‘Neste evento, levamos ao governo do Estado as demandas do nosso município em uma área tão importante economicamente como o turismo. Ser inserido de forma destacada no planejamento bianual de turismo estadual tem um potencial excelente para o crescimento desta atividade em nossa cidade”, afirmou André Moreira, diretor de Turismo da Secretaria de Turismo e Cultura de São Gonçalo .

A representação de São Gonçalo foi ativa em todos os grupos de trabalho, com a presença do Subsecretário de Turismo e Cultura, Beto Baiano, do Secretário de Assistência Social, Felipe Mattos, do Diretor de Turismo, André Moreira, e da Coordenadora de Artesanato, Alcinéia Ozório. Além disso, o Trade turistico do município foi representado pelos guias Bruno Freire, Joyce Santos e Chathiane Costa, bem como pela empresária Luciana Pereira.