Início > Desenvolvimento Urbano > São Gonçalo investe em ações de paisagismo

São Gonçalo investe em ações de paisagismo

Publicado em:  21/01/2022

Espaço público ganha novas cores com plantas

A Prefeitura de São Gonçalo está cuidando para que a cidade fique bonita e florida. O trabalho, feito pelas equipes da Subsecretaria de Parques e Jardins, vai desde a produção, com o cultivo de mudas, até o plantio em diversos espaços da cidade. Nesta sexta-feira (21), a equipe realizou a colocação do gramado no canteiro do viaduto do Alcântara, revitalizado pelo projeto Cidade Ilustrada, além de realizar o plantio de algumas espécies de mudas.

No Horto, que fica na Usina do Asfalto, na Água Mineral, as mudas são cuidadas por uma equipe preparada que realiza a serviço com muito carinho. Os canteiros da cidade ficaram mais coloridos com o plantio de variadas espécies da flora brasileira como forração, herbáceas, arbustivas, além de palmeiras e árvores de tamanhos variados.

O plantio e a arborização já são notados pela população em vários pontos da cidade. O aposentado Silvério Gonçalves, de 67 anos, se animou de levar o neto Lucas, de 4 anos, para brincar na Praça da Mentira, no Galo Branco.

“Aqui ficou ótimo. Eu venho aqui com ele e fico brincando com os brinquedinhos de encaixe dele. É bem fresco aqui”, conta.

Lugares como o Espaço Repartição Salvatori, no Centro, os canteiros dos prédios da Prefeitura de São Gonçalo e do Teatro Municipal, além do viaduto do Alcântara, a Praça da Mentira, no Galo Branco, e o trevo do Vila Três também já receberam as intervenções de paisagismo.

“Todas as plantas que utilizamos nos canteiros são de espécies que já existem na cidade. À medida que vamos fazendo as manutenções em canteiros e jardins e identificamos essas espécies, levamos para o horto para reproduzi-las. Hoje, tudo o que produzimos vem do nosso horto”, disse Edson Leal, subsecretário de Parques e Jardins.

Foto: Julio Diniz/ Renan Otto