Início > Saúde > São Gonçalo investe em reformas e adequações nas unidades de saúde

São Gonçalo investe em reformas e adequações nas unidades de saúde

Compartilhe isso:


Publicado em:  13/05/2022

Cerca de 20 postos e hospitais receberão intervenções até o final do ano

Os dois primeiros postos de saúde revitalizados em São Gonçalo – USF Santa Luzia, no bairro de mesmo nome; e USF Roberth Kock, no Patronato; devem ser inaugurados e entregues à população nas próximas semanas. E as obras da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil não param. Mais quatro unidades estão passando pelas revitalizações e adequações. O objetivo é entregar locais climatizados, com acessibilidade e espaços que proporcionam o atendimento mais humanizado. Outras 14 unidades também receberão os mesmos serviços ainda este ano.

     Além das unidades de Santa Luzia e do Patronato, estão passando pela revitalização a USF Barbosa Lima Sobrinho, no Porto da Pedra; Mahatma Ghandi, no Jardim Califórnia; USF José Avelino, em Tribobó e USF Haroldo Pereira Nunes, no Porto Novo. “Mesmo com as obras em andamento, as unidades de saúde não deixaram de atender os pacientes, seja no próprio posto ou em outros próximos”, disse o subsecretário municipal de Atenção Básica, Maik Mello.   

     Os postos de saúde estão sendo padronizados e estão recebendo pisos novos, pintura, climatização, adequações gerais e de acessibilidade (rampa, piso tátil, barras, banheiros adaptados com campainha de alerta), além da revitalização da fachada e revisão elétrica – tudo conforme as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): a RDC 50, que diz respeito aos ambientes e a NBR 9050, sobre acessibilidade. 

     Além dos postos, mais seis academias da saúde e hospitais municipais receberão as revitalizações. O Hospital de Retaguarda Gonçalense e a Maternidade Municipal Mário Niajar já estão recebendo as intervenções. “A intenção é fazer a revitalização e adequações em todas as unidades próprias da cidade nos próximos anos”, disse um dos engenheiros responsáveis pelas obras, Pedro Henrique Oliveira. 

     Enquanto as revitalizações não são finalizadas, os pacientes da USF de Santa Luzia estão sendo atendidos na USF Elza Borges Pereira, que fica no mesmo bairro. O Robert Koch só deixou de fazer as vacinações, mas também dividiu o atendimento com a USF Manoel Batista, no Gradim. As USFs Barbosa Lima Sobrinho, no Porto da Pedra; e Mahatma Ghandi, no Jardim Califórnia; continuam atendendo no mesmo local.

      Os pacientes e funcionários da USF José Avelino, em Tribobó, foram remanejados para a USF Marileia Cardoso, no Jóquei; e a USF Haroldo Pereira Nunes, no Porto Novo, está sendo atendida no Posto de Saúde Ana Nery, no Gradim. “As mudanças já podem ser vistas nas unidades que estão praticamente prontas. A intenção é sempre dar o melhor para a população, que também precisa fazer a sua parte contribuindo com a manutenção do local”, finalizou Maik Mello. 

Autor: Ascom
Foto: Ascom
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content