Início > Saúde > São Gonçalo investe na Saúde Bucal

São Gonçalo investe na Saúde Bucal

Publicado em:  22/10/2021

Odontomóvel percorre os bairros para prestar atendimento

No dia 25 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Dentista e Dia da Saúde Bucal. A profissão, que é de suma importância para a saúde de um modo geral, desenvolve vários trabalhos, entre eles a prevenção. Em São Gonçalo, a Subsecretaria de Odontologia, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, é responsável pela manutenção da saúde bucal dos gonçalenses através dos consultórios em unidades de saúde, odontomóveis, atendimentos emergenciais, especialidades e até dentro das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Ao todo, a subsecretaria mantém 120 consultórios odontológicos em Unidades de Saúde da Família (USF) com 110 equipes. Por conta da pandemia do coronavírus, existe um protocolo de agendamento desses pacientes para prevenção da disseminação da doença durante os atendimentos odontológicos. Os odontomóveis são vans adaptadas que se transformam em consultório para atendimento. Eles rodam os bairros, principalmente onde não há consultório fixo nos postos de saúde; e escolas públicas, auxiliando na disseminação da informação sobre saúde bucal, fazendo avaliação e encaminhando para as unidades de saúde, além de realizar limpeza dental.

“O odontomóvel faz o primeiro atendimento, ampliando o acesso dessa população ao serviço de saúde bucal. As orientações realizadas nos odontomóveis, além de falar sobre higiene bucal, também servem para estimular a ida aos postos de saúde mais próximos das residências das crianças para aquelas que necessitam de tratamento. Vale lembrar que nada disso seria possível sem a atenção do prefeito Capitão Nelson, que colocou como prioridade, no início do governo, a reforma dos odontomóveis”, disse o subsecretário de Odontologia, Dr. Paulo Alberto do Nascimento.

A subsecretaria também conta com os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), que têm unidades no Barro Vermelho e Neves, e são responsáveis pelos tratamentos odontológicos especializados. As emergências odontológicas são realizadas nas Unidades Municipais de Pronto Atendimento (Umpas) de Nova Cidade e Pacheco e Pronto Socorro Central, no Zé Garoto, que atendem 24h por dia, todos os dias da semana.

Pacientes internados no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Pronto Socorro Central de São Gonçalo, no Zé Garoto; e no Hospital de Retaguarda para covid-19 (antigo Menino de Deus), também têm assistência odontológica. A Subsecretaria de Odontologia atende nessas unidades com a Odontologia Hospitalar com o objetivo de minimizar complicações causadas por infecções bucais nos pacientes durante a internação. O profissional de saúde bucal atua para prevenir outras doenças, inclusive a diminuição da infecção hospitalar.

“Os cuidados odontológicos no CTI são muito importantes para prevenir várias outras doenças que podem começar por infecções bucais. Complicações odontológicas no paciente internado podem evoluir para outras doenças. Exemplo disso é a gripe, que causa efeitos variados, como problemas de respiração, dores musculares e de cabeça e outras infecções”, disse o subsecretário de Odontologia, Dr. Paulo Alberto do Nascimento.

Foto: Lucas Alvarenga