Início > Assistência Social > São Gonçalo investe no combate à violência de gênero

São Gonçalo investe no combate à violência de gênero

Publicado em:  25/04/2024

Assistência Social entrega certificados a participantes de capacitação

Após quatro encontros repletos de conhecimentos e troca de experiências, a Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura de São Gonçalo realizou, na manhã desta quinta-feira (25), a entrega dos certificados para os participantes da  “Capacitação sobre Enfrentamento à Violência de Gênero: conceitos, direitos e atualizações”, que aconteceu durante quatro semanas no auditório da Universidade Estácio de Sá, no Alcântara.

Ao longo da capacitação, foram debatidos os aspectos históricos e culturais da violência de gênero, a legislação na área e seus desafios, a subjetividade da mulher em situação de violência, e a atuação da rede de enfrentamento à violência. Neste último encontro, realizado nesta quinta (25), os palestrantes debateram os temas “Raça, gênero, desigualdade e território: mulheres negras em questão” e “Vulnerabilidade feminina e a prisão”.

“Acreditamos que essa capacitação promoveu uma educação, neste sentido, preventiva, pois uma pessoa que amplia seu repertório pessoal e de conhecimento nunca mais é a mesma. Ela se torna um agente de transformação de seus pares e de sua comunidade”, disse o secretário de Assistência Social, Felippe Mattos.

A iniciativa foi idealizada com o objetivo de instrumentalizar profissionais e estudantes que atuam ou desejam atuar com mulheres em situação de violência, através de conhecimentos teóricos e orientações práticas.

“O profissional que está na ponta, que lida diretamente com mulheres, precisa saber quais são os sinais da violência, entender a abordagem correta da mulher, e ter as informações corretas para orientar e encaminhar esta mulher, de modo que ela chegue nos lugares certos e tenha condições para romper o ciclo de violência no qual está inserida”, destacou a subsecretária Ana Cristina da Silva.

Ao final do curso foram entregues os certificados para os concluintes. A capacitação teve uma carga horária total de 16 horas, compostas por 10 palestras. Ao todo, 100 pessoas receberam o certificado de diferentes áreas de atuação, como assistência social, saúde, educação, segurança pública, além de equipes da rede de enfrentamento à violência contra a mulher de outros municípios, que encontraram na formação a oportunidade de atualizar seus conhecimentos e trocar experiências. Participaram também da capacitação estudantes universitários dos cursos de psicologia, gestão de pessoas e direito.

Além do secretário Felippe e da subsecretária Ana Cristina, também estiveram presentes na solenidade a juíza da Vara da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de São Gonçalo, Denise Appolinária; a juíza da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca de São Gonçalo, Cristina Quinto; o secretário de Ordem Pública de São Gonçalo, o tenente coronel, Márcio Ribeiro; e a diretora da Unidade Estácio de Sá de Alcântara, Luhanne Pimentel.

Foto: Renan Otto