Início > Assistência Social > São Gonçalo lança cartilha de enfrentamento à violência contra a mulher

São Gonçalo lança cartilha de enfrentamento à violência contra a mulher

Compartilhe isso:


Publicado em:  21/08/2023

Material será entregue em escolas, delegacias, unidades da Saúde e da Assistência

Um marco no enfrentamento à violência contra as mulheres em São Gonçalo. Foram lançadas, pela Prefeitura de São Gonçalo, através da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, as cartilhas de enfrentamento à violência contra a mulher e de enfrentamento ao comportamento violento no âmbito escolar e doméstico, nesta segunda-feira (21), no Espaço Mais Conhecimento, do Shopping Partage.

A ideia é de que as cartilhas sejam disponibilizadas nas escolas, delegacias, unidades de saúde e equipamentos da Assistência Social, como Cras e Creas. 

“O intuito dessas cartilhas parte da premissa de que o cidadão precisa conhecer os tipos de violência doméstica, como se forma o ciclo da violência e como buscar ajuda nos equipamento da Subsecretaria da Mulher. Precisamos alcançar mulheres e crianças que são submetidas a essa violência que tanto fere a dignidade delas. A reprodução da violência de gênero afeta todos os âmbitos, inclusive o escolar, que em alguns casos podem ser reproduzidos. Os reflexos da violência vão além da vítima, ela sai do ambiente doméstico e acaba gerando reflexo em toda a sociedade. Por isso é importante que haja a orientação e conscientização desde criança, para que juntos possamos construir uma sociedade reflexiva sobre o tema”, afirmou a subsecretária Ana Cristina da Silva. 

O material das cartilhas – que foi elaborado com apoio da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca de São Gonçalo e do Poder Judiciário do Rio de Janeiro – apresenta informações sobre a legislação, os tipos de violência e a rede de serviços e de enfrentamento existentes e a conscientização dos reflexos que a violência pode causar no âmbito escolar. O projeto gráfico foi criado pela Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de São Gonçalo.

O lançamento contou com a presença da juíza da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca de São Gonçalo, Cristina Quinto, e da delegada da Delegacia de Atendimento à Mulher em São Gonçalo (DEAM), Débora Rodrigues, que destacaram a importância do desenvolvimento da cartilha na cidade. 

“É com muita alegria que tenho a oportunidade de participar desse momento tão marcante para o município de São Gonçalo. Ter a chance de ser uma parceira nessa luta com a subsecretaria me enche de orgulho. Quero essas cartilhas nas minhas audiências”, disse a juíza Cristina Quinto.

“Trabalho na linha de frente, no enfrentamento da violência contra a mulher e o lançamento dessas cartilhas é de suma importância porque é um serviço de prevenção. É costume dizer que a violência contra a mulher é fruto de atitudes machistas culturais da sociedade, então se é um costume cultural, nosso papel é desconstruir. A subsecretaria está de parabéns pela iniciativa”, destacou a delegada Débora Rodrigues.

O evento também contou com a participação do secretário de Assistência Social, Felippe Mattos; do secretário de Comunicação Social, Alexandre Coutinho; dos subsecretários Jair Melo e Alan Rodrigues; dos vereadores Patrícia Silva e Cici Maldonado; e a presidente da Rio Solidário, Paola Figueiredo. 

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz

Notícias relacionadas

Skip to content