Início > Administração > São Gonçalo lança Manual de Segurança e Medicina do Trabalho

São Gonçalo lança Manual de Segurança e Medicina do Trabalho

Publicado em:  28/04/2021

Ação pioneira precede políticas públicas que beneficiem o servidor

Os servidores da Prefeitura de São Gonçalo foram apresentados, na manhã desta quarta-feira (28), ao Manual de Segurança e Medicina do Trabalho, durante uma palestra no Teatro Municipal. O evento, uma ação pioneira do município, tem o objetivo de destacar a importância da implementação do Manual no dia a dia do servidor.

O município instituiu a Política de Segurança e Medicina no Trabalho, e divulga no Diário Oficial o Manual de Segurança e Medicina do Trabalho na Administração do Município.

A data para a apresentação foi escolhida no mesmo dia em que é celebrado o “Abril Verde”, criado com o intuito de elaborar uma nova cultura de redução e eliminação de acidentes no trabalho e doenças ocupacionais.

“A apresentação do Manual é uma iniciativa pioneira na administração do município de São Gonçalo. Queremos que as medidas apresentadas possam fazer parte da nossa cultura e que todos os servidores se conscientizem da importância da implementação dessas ações”, afirmou o secretário de Administração, Bruno Cerqueira.

Representando o prefeito Capitão Nelson, o secretário de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Douglas Ruas, destacou a importância da execução do Manual no cotidiano do servidor e reafirmou a ideia de intensificar as condições ideais de trabalho em todos os setores da prefeitura.

“Entendemos a importância da Segurança e Medicina do Trabalho para que todos os servidores possam trabalhar em um ambiente seguro, e sabemos que muitas medidas passam pela estrutura física. Quando chegamos na prefeitura encontramos um problema antigo, que é falta de local adequado para o trabalho. Posso garantir que, em um trabalho em conjunto, temos buscado soluções de melhorias para proporcionar estruturas ideias para todos os servidores”, disse Douglas Ruas.

O coordenador de Medicina e Segurança do Trabalho, André Luiz Rodrigues de Carvalho, ressaltou a efetivação de políticas públicas para tratar o tema das vítimas de acidentes e doenças do trabalho.

“A Prefeitura de São Gonçalo está dando um passo em direção ao que grandes empresas mundiais vem fazendo. Estamos preparando uma cultura de segurança do trabalho através de uma política institucionalizada em função da saúde do trabalhador. Esse é um avanço significativo na prefeitura. O conceito de segurança do trabalho deve ser sedimentado com informações passadas da maneira correta, e esse é o nosso trabalho”, declarou.

Também estiveram presentes na apresentação do Manual o chefe de Gabinete, Eugênio Abreu; o secretário de Governo, Fábio Araújo; e o secretário de Meio Ambiente, Carlos Afonso. O evento foi limitado a 50% da capacidade de lotação do teatro por conta da pandemia.

Foto: Lucas Alvarenga