Início > Projetos Especiais > São Gonçalo lança plataforma de dados em parceria com o ONU-Habitat

São Gonçalo lança plataforma de dados em parceria com o ONU-Habitat

Compartilhe isso:


Publicado em:  13/10/2025

Observatório Fortalece SG é uma iniciativa pioneira no município

A Prefeitura de São Gonçalo e o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) farão o lançamento do Observatório Fortalece São Gonçalo, na próxima quinta-feira (16 de outubro), às 14h, no Teatro Municipal George Savalla Gomes, no Centro. Trata-se de uma plataforma que monitora dados, indicadores e projetos do município, medindo sua atuação para a construção de uma cidade mais sustentável, justa e inclusiva.

A abertura do evento, que integra a programação de outubro do Circuito Urbano 2025 do ONU-Habitat, contará com as presenças do prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson; a chefe do Escritório do Brasil do ONU-Habitat, Rayne Ferreti; e o secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas. Em seguida, serão apresentados dois painéis, para discutir “Cidades inteligentes” e “Intercâmbio de Observatórios”, com a presença de autoridades dos Estados do Rio, Alagoas e Ceará, Instituto Rio Metrópole e Prefeitura de São Gonçalo (ver programação abaixo).

A iniciativa Fortalece São Gonçalo foi lançada em junho de 2024, consolidando a parceria pioneira entre o ONU-Habitat e a Prefeitura para aprimorar a gestão do município e planejar e implementar políticas públicas baseadas em dados, reduzindo as desigualdades, buscando a erradicação da pobreza e a proteção do meio ambiente, beneficiando ainda mais a população, dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU no âmbito municipal.

 A iniciativa já elaborou a metodologia do Laboratório Urbano Sustentável, que promove um espaço colaborativo para co-criação e avaliação de políticas públicas, já tendo executado diagnósticos na área de saúde e de gestão de riscos e desastres, oficinas sobre espaços públicos, programa de capacitação para o uso de dados junto a servidores, além da metodologia Cidade Mulher, que destaca o protagonismo feminino no planejamento urbano.

Como grande entrega da parceria entre a Prefeitura e o ONU-Habitat está o lançamento do Observatório de Políticas Públicas de São Gonçalo, plataforma que reúne dados, informações e indicadores de diversas áreas para alinhar e monitorar as ações, projetos e programas do município com as agendas globais de desenvolvimento, medindo sua atuação para a redução das desigualdades.

Seu objetivo é orientar a gestão pública com evidências e apoiar no planejamento de ações do governo, na priorização de recursos e nos processos de monitoramento e avaliação das políticas. Este projeto consolida São Gonçalo como cidade referência em análise e formulação de políticas públicas pautadas em dados e evidências, reforçando seu compromisso com a inovação, a transparência e a gestão eficiente.

 “O produto do Laboratório Urbano entrega um plano de ação com os resultados das discussões colaborativas, com o desdobramento em soluções e propostas que oferecem caminhos interessantes para o aprimoramento das estratégias debatidas em ambas as temáticas. As soluções vão permitir que São Gonçalo esteja mais capacitada para lidar com desafios urbanos, transformando a cidade e aprimorando a qualidade de vida da população”, afirmou a secretária de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Rafaela Santana.

Capacitação é o grande legado da parceria Fortalece SG

Como ação da iniciativa Fortalece SG, também foi realizada a Capacitação em Gestão Pública baseada em Dados, um programa de capacitação que fortaleceu mais de 40 servidoras e servidores de São Gonçalo (RJ) no uso de dados para planejar políticas públicas mais eficazes.

O curso teve duração de quatro meses, com encontros que incluíram oficinas práticas, treinamentos virtuais e fóruns de discussão, e buscou fortalecer as capacidades técnicas e institucionais dos gestores públicos, promovendo o uso estratégico de dados para qualificar o planejamento urbano e formular políticas públicas mais eficazes e alinhadas às necessidades da população.

“Com o Fortalece São Gonçalo, estamos concretizando um compromisso de transformar a cidade a partir do planejamento baseado em dados e essa parceria com o ONU-Habitat nos oferece ferramentas essenciais para que possamos ver, medir e agir conforme as realidades do nosso território”, destacou a secretária.

Programação do lançamento do Observatório Fortalece São Gonçalo:

….. 14h – Abertura

….. 15h15 – 1º Painel: Cidades Inteligentes

Participantes: Douglas Ruas (secretário de Estado das Cidades), Fábio Vianna (secretário de Governo da Prefeitura de São Gonçalo) e Mauricio Knoploch (diretor de Planejamento e Projetos do Instituto Rio Metrópole).

…. 16h – 2º Painel: Intercâmbio de Observatórios

Participantes: Kamylla Dantas (assessora de Projetos da Seplag de Alagoas), Maria Izabel Feitosa Accioly (diretora do Observatório de Governança Municipal de Fortaleza) e Rafaela Santana (secretária de Gestão Integrada e Projetos Especiais da Prefeitura de São Gonçalo).

Mediação: Leandro Damaceno (mestre em Políticas Públicas e Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Estado do Rio de Janeiro).

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content