Início > Assistência Social > São Gonçalo lança vídeos alertando sobre violência contra mulher

São Gonçalo lança vídeos alertando sobre violência contra mulher

Publicado em:  16/11/2023

Material será amplamente divulgado pela Prefeitura

A Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura de São Gonçalo realizou o lançamento, na manhã desta quinta-feira (16), de cinco vídeos sobre os diferentes tipos de violências sofridos pelas mulheres. A iniciativa faz parte da campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”, uma mobilização mundial que ocorre em mais de 160 países, sendo realizada no Brasil desde 2003.

Os vídeos, que simulam cenas de violência física, sexual, patrimonial, psicológica e moral, serão divulgados nas redes sociais da Prefeitura de São Gonçalo e nos eventos organizados pela Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres para conscientizar a população.

“É de extrema importância divulgar os tipos de violência que uma mulher pode sofrer e os serviços de acolhimento dessas vítimas administrados pela subsecretaria. Muitas vezes a mulher não sabe que está sofrendo uma violência patrimonial, por exemplo. E trabalhamos incansavelmente, com uma equipe altamente capacitada, para dar suporte para essas vítimas. Lutamos para desconstruir o machismo e para acabar com a violência contra a mulher e acreditamos que isso é um dever de toda a sociedade”, disse a subsecretária Ana Cristina da Silva.

No final dos vídeos, são apresentados os endereços dos locais de acolhimento às mulheres vítimas de violência, como a sede da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, o Centro Especializado de Orientação à Mulher Zuzu Angel (CEOM), a Sala Lilás e o contato da Patrulha Maria de Penha.

Os vídeos foram produzidos com apoio da Secretaria de Comunicação Social e dos alunos de teatro do projeto Cria SG, desenvolvido pela Secretaria de Turismo e Cultura.

A programação da campanha de “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres” em São Gonçalo segue no dia 23 de novembro, às 9h, quando a subsecretaria vai realizar uma roda de conversa no Núcleo Avançado em Tecnologia de Alimentos (Nata), no Colégio Nata, no Colubandê, sobre a desconstrução do machismo e seus impactos na sociedade.

Também no dia 23, haverá a formatura da 8ª turma de capacitação do Projeto Lidera Mulher, no Espaço Mais Conhecimento, no Partage Shopping, às 14h.

A programação segue no dia 30 de novembro com a exposição das pinturas que foram realizadas na oficina “As Expressões do Ser Mulher”, além de apresentação musical de voz e violão com a cantora Fabiana do Vale, no Espaço Mais Conhecimento, Partage Shopping, às 15h.

E, no dia 6 de dezembro, a Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres vai realizar uma palestra destinada a homens sobre “Desconstrução do Machismo e seus Impactos na Sociedade”, com a participação especial da Secretaria Municipal de Conservação, seguida de apresentação cultural com a temática da violência doméstica e de gênero, realizada pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, no Teatro Municipal, às 14h.

Foto: Danilo Lugli