Início > Assistência Social > São Gonçalo libera relação de pré-candidatos a conselheiro tutelar

São Gonçalo libera relação de pré-candidatos a conselheiro tutelar

Publicado em:  03/07/2023

Provas do processo seletivo acontecem no dia 29 de julho

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) da Prefeitura de São Gonçalo divulgou, no Diário Oficial do Município, a relação final dos pré-candidatos para a realização da prova para seleção dos próximos conselheiros tutelares da cidade. A prova será realizada no dia 29 de julho.

Foram habilitados 93 pré-candidatos para o processo seletivo. A lista completa com os nomes dos pré-candidatos podem ser conferida no link https://servicos.pmsg.rj.gov.br/diario/2023_06_30.pdf

Ao todo, serão eleitos 40 conselheiros, sendo 20 titulares e 20 suplentes, que vão atuar de 2024 a 2028. Todo o processo eleitoral é organizado pelo CMDCA em parceria com a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo.

A próxima etapa para a seleção dos conselheiros é a prova sobre conhecimentos específicos do Estatuto da Criança e do Adolescente, noções básicas de informática e redação. A aplicação da prova teórica será realizada no dia 29 de julho, das 9h às 13h, na Escola Municipal Almirante Alfredo Carlos Dutra, localizada na Rua Capitão Justiniano Pereira Farias, s/n, Alcântara. O candidato deve se apresentar até 8h, momento em que serão fechados os portões.

Serão considerados aptos para a eleição os candidatos que tiverem aproveitamento satisfatório acima de 50% de acertos na prova de conhecimentos e atingirem a pontuação 5.0 na redação.

A prova de conhecimentos será objetiva de caráter eliminatório com 40 questões, sendo 20 sobre conhecimentos específicos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), 10 questões sobre legislações pertinentes e 10 questões de noções básicas de informática.

A redação será de caráter dissertativo-argumentativo e abordará tema relacionado aos direitos da criança e do adolescente, sendo exigida a escrita de no mínimo 15 linhas e no máximo 20 linhas.  A redação vai valer 10 pontos.

O candidato que não obtiver o acerto de pelo menos uma questão nas áreas de conhecimentos específicos acerca do Estatuto da Criança e do Adolescente, legislações pertinentes e noções básicas de informática, será desclassificado.

A divulgação do resultado preliminar da prova será no dia 10 de agosto, na sede do CMDCA.

O Conselho Municipal dos Direitos das Crianças (CMDCA) disponibiliza o e-mail sgcmdca@gmail.com para maiores informações e dúvidas.