Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo promove vacinação antirrábica para cães e gatos neste sábado
19/09/2025
Centros de Atenção Psicossocial também irão funcionar
No dia do aniversário da emancipação político-administrativa da cidade de São Gonçalo – comemorado na próxima segunda-feira (22) – todas as unidades de urgência e emergência de saúde do município vão funcionar normalmente, assim como dois centros de atenção psicossocial. As Clínicas Gonçalense do Mutondo e da Família Dr. Zerbini, no Arsenal, abrem neste sábado (20), para os atendimentos de rotina e imunizações, das 8h às 12h.
As Unidades Municipais de Pronto Atendimento (Umpas) do Pacheco, Nova Cidade e Santa Luzia, os prontos-socorros Central (PSC) e Infantil (PSI), ambos no Zé Garoto; a Maternidade Municipal Dr. Mário Niajar, em Alcântara, e a emergência da saúde mental que funciona no Hospital Luiz Palmier (HLP), no Zé Garoto, estarão funcionando 24h, durante todo o período, de sábado (20) a segunda (22).
O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Francisco dos Santos Siqueira (Rua Maria Rita, 883, Patronato) e o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (Capsad) Dr. Daniel Gomes da Silva, em Vila Três (Rua Augusto Franco, 52, Vila Três) também abrem normalmente, durante todo o período, 24h. O Espaço Rosa, no Zé Garoto, abre para os exames de mamografia regulados neste sábado (20) e fica fechado na segunda (22).
O Polo Sanitário Washington Luiz, no Zé Garoto, vai funcionar exclusivamente para a vacinação antirrábica humana, das 8h às 12h, na próxima segunda-feira (22). Se necessária a aplicação do soro antirrábico, o paciente é encaminhado ao Pronto Socorro Central (PSC). Nos casos de acidentes graves que necessitam de atendimento de urgência ou emergência, fora do horário de atendimento do polo sanitário, o paciente também pode ir direto ao PSC para avaliação.
Todas as outras unidades de saúde da atenção básica e especializada estarão fechadas deste sábado (20) até a próxima segunda-feira (22): postos de saúde, clínicas, PAMs, CER III, Clínica de Fisioterapia do Centro, Clínica Municipal da Criança, polos sanitários, Centro de Imagens e Especialidades de São Gonçalo (Ciesg) e outros Caps. A Secretaria informa que todas as unidades voltam a funcionar normalmente na terça-feira (23).
Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães
Notícias relacionadas
Mais Acessados