Início > Saúde > São Gonçalo mantém vacinação contra covid-19 em 54 pontos

São Gonçalo mantém vacinação contra covid-19 em 54 pontos

Publicado em:  30/10/2022

Imunizantes estão disponíveis para os gonçalenses com mais de três anos

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo (Semsa) oferece 54 pontos para a vacinação contra o coronavírus para toda a população a partir dos 3 anos. Os locais funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h. Aos sábados, a imunização acontece nas clínicas Gonçalense do Mutondo e da Família Dr. Zerbini, no Arsenal, das 8h às 12h.

São Gonçalo aplica a quinta dose do imunizante nos imunossuprimidos com mais de 18 anos, incluindo gestantes e puérperas; e a quarta dose para os adolescentes entre 12 e 17 anos imunossuprimidos – também incluindo gestantes e puérperas. A quarta dose da vacina está disponível para os adultos com mais de 18 anos. As doses de reforço podem ser aplicadas após intervalo de quatro meses da dose anterior.

Entende-se por imunocomprometidos: imunodeficiência primária grave; quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/AIDS; uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune; auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias; pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

Para a aplicação da primeira dose, as pessoas com mais de 18 anos precisam levar carteira de vacinação e cartão do SUS ou CPF. Os menores de 18 anos devem apresentar caderneta de vacinação, cartão do SUS ou CPF, identidade e ir acompanhado de uma pessoa responsável com mais de 18 anos.

Já para as demais doses (segunda, terceira e quarta), é obrigatório apresentar documento de identidade e o comprovante de vacinação das doses anteriores. Para a aplicação da quarta e quinta doses dos imunossuprimidos, eles devem levar documento de identificação com foto, laudo que confirme a doença imunossupressora e comprovante da quarta dose da vacina para os adultos ou terceira dose para os adolescentes.

Os pais que não tiverem como levar os filhos menores de 12 anos para a vacinação devem fazer documento por escrito (pai ou mãe) para qualquer pessoa com mais de 18 anos levar a criança até o ponto de vacinação. Neste caso, o genitor que assinar a declaração também deve entregar um documento de identidade com foto para o responsável provar a autenticidade do consentimento.

Acamados – Os responsáveis devem enviar e-mail para: vacina.acamados.sg@gmail.com para solicitar a vacinação em casa com as seguintes informações: nome, endereço, comorbidade ou deficiência permanente, motivo de ser acamado, idade e telefone para contato.

Confira público e quantidade de doses:

Adultos com mais de 18 anos, inclusive quem tomou Janssen – Quatro doses

Adultos com mais de 18 anos imunossuprimidos, inclusive quem tomou Janssen e gestantes e puérperas – Cinco doses

Jovens de 12 a 17 anos imunossuprimidos, incluindo gestantes e puérperas – Quatro doses

Jovens de 12 a 17 anos – Três doses

Crianças de 3 a 11 anos – Duas doses