Início > Saúde > São Gonçalo na campanha de intensificação da vacinação

São Gonçalo na campanha de intensificação da vacinação

Compartilhe isso:


Publicado em:  20/10/2022

Município quer ampliar cobertura vacinal contra sarampo e poliomielite

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo vai participar da Campanha Estadual de Intensificação da Vacinação contra o Sarampo e Poliomielite, que será realizada entre os dias 7 de novembro e 2 de dezembro. O objetivo é chamar atenção dos responsáveis pelas crianças e aumentar os índices de vacinação, que estão em menos de 30% na cidade. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 95% do público-alvo de cada imunizante. 

 A campanha também vai contar com quatro dias D de mobilização. Desta vez, serão às quartas-feiras – dias 9, 16, 23 e 30 de novembro. Todas as 56 unidades de saúde já têm as vacinas disponíveis de segunda a sexta, das 8h às 17h. Para a aplicação das vacinas, basta levar a caderneta de vacinação, cartão do SUS e chegar 30 minutos antes do fim do expediente.

A tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba, deve ser aplicada aos 12 e 15 meses de vida. Os imunizantes contra a poliomielite são dois. O primeiro (VIP), que é injetável, é aplicado aos 2, 4 e 6 meses. O segundo (VOP), a popular gotinha, é usada aos 15 meses e 4 anos. 

A vacina contra a poliomielite – uma das mais importantes do calendário – evita o comprometimento do sistema nervoso, que pode levar à paralisia de membros e alterações nos movimentos. Se o imunizante não for aplicado, em alguns casos, a doença, também conhecida como paralisia infantil, pode levar à morte. 

O sarampo é uma infecção viral que é grave para crianças pequenas. Os sintomas são tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta, febre e irritação na pele com manchas vermelhas. A caxumba afeta as glândulas parótidas, as glândulas salivares localizadas abaixo e na frente das orelhas. Os sintomas incluem glândulas salivares inchadas e doloridas, febre, dor de cabeça, fadiga e perda de apetite. A rubéola é uma infecção viral contagiosa e conhecida pela sua erupção vermelha característica. Os sintomas também incluem febre baixa e dor de cabeça.

Todas as outras vacinas de rotina dos calendários de vacinação da criança e do adolescente estão disponíveis para a atualização da caderneta. São elas: BCG, Hepatite B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Varicela, DTP, Hepatite A, Meningocócica ACWY, HPV, Influenza e DTPA. 

A contraindicação da aplicação das vacinas só acontece nos casos de evolução de febre. O uso de antibióticos não interfere na aplicação da vacina. O imunizante contra a febre amarela não pode ser realizado, simultaneamente, com a vacina tríplice viral para crianças com menos de dois anos. Nesse caso, deve-se respeitar o intervalo de, no mínimo, 15 dias entre as doses. Todas as outras podem ser aplicadas no mesmo dia, inclusive a vacina contra a covid-19. 

Para a aplicação das vacinas, as cadernetas de vacinação de cada criança são avaliadas e a atualização será feita de acordo com o esquema vacinal de cada um. 

Locais de vacinação 

1 – Polo Sanitário Hélio Cruz, Alcântara 

2 – Clínica Gonçalense do Mutondo 

3 – USF Josyandra Moura Mesquita, s/nº, Colubandê

4 – PAM Coelho

5 – USF Bandeirantes

6 – USF Tancredo Neves, Trindade

7 – Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina

8 – USF Agenor José da Silva, Jardim Catarina 

9 – USF Jardim Catarina I, Jardim Catarina

10 – USF João Goulart, Jardim Catarina

11 – USF Elza Borges, Santa Luzia

12 – USF Floriano Barbosa, Jardim Catarina

13 – USF Ary Teixeira, Bom Retiro

14 – Clínica da Família de Marambaia

15 – USF Louis Pasteur, Guaxindiba

16 – USF Santa Luzia

17 – UBS Roberth Koch

18 – PAM Neves

19 – Posto de Saúde Roberto Silveira, Vista Alegre

20 – Posto de Saúde Luiz Paulo Guimarães, Laranjal

21 – Posto de Saúde Apolo III

22 – Posto de Saúde Juarez Antunes, Boa Vista do Laranjal

23 – Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, Portão do Rosa

24 – Posto de Saúde Albert Sabin, Fazenda dos Mineiros

25 – Posto de Saúde Carlos Chagas, Fazenda dos Mineiros

26 – Posto de Saúde Mutuá II

27 – Posto de Saúde Jair Arantes da Cruz, Boa Vista

28 – Posto de Saúde David Capistrano, Recanto das Acácias

29 – USF Quinta Dom Ricardo

30 – Posto de Saúde Constantino Farah, Mutuapira

31 – Posto de Saúde Portão do Rosa, Portão do Rosa 

32 – Posto de Saúde Mahatma Gandhi, Jardim Califórnia

33 – Posto de Saúde Itaúna I

34 – Polo Sanitário Washington Luiz, Zé Garoto

35 – USF Zé Garoto

36 – Posto de Saúde Ana Nery, Gradim

37 – Posto de Saúde Armando Leão, Morro do Castro

38 – Posto de Saúde Wally Figueira da Silva, Rocha

39 – Clínica Municipal Gonçalense do Barro Vermelho

40 – Posto de Saúde Jardel do Amaral, Venda da Cruz

41 – Posto de Saúde Mutuaguaçu

42 – Posto de Saúde Bocayuva Cunha, Sete Pontes

43 – Polo Sanitário Rio do Ouro 

44 – Posto de Saúde Emílio Ribas, Sacramento

45 – Posto de Saúde Manoel de Abreu, Ipiíba

46 – USF Marileia Cardoso, Jóquei

47 – Posto de Saúde Santa Isabel

48 – Posto de Saúde Marechal Cândido Rondon, Colubandê 

49 – USF Waldemar Costa Nunes, Barro Vermelho

50 – Posto de Saúde Almerinda

51 – Clínica da Família Dr. Zerbini, Arsenal 

52 – Posto de Saúde Vila Candoza, Coelho

53 – USF Oswaldo Cruz, Amendoeira

54 – Posto de Saúde Adolfo Lutz, Amendoeira

55 – USF Haroldo Pereira Nunes, Porto Novo

56 – USF Barbosa Lima Sobrinho, Porto da Pedra

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content