Início > Meio Ambiente > São Gonçalo no Dia D de Combate ao Aedes aegypti

São Gonçalo no Dia D de Combate ao Aedes aegypti

Publicado em:  26/01/2017

A Prefeitura de São Gonçalo vai realizar, no próximo sábado (28), uma campanha de Combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika vírus e febre chikungunya. A ação estará presente em diversos bairros da cidade, entre 9h e 13h. A meta é conscientizar a população sobre a importância de acabar com os possíveis criadouros do mosquito nas residências, comércios e nas ruas.

“A responsabilidade é de todos nós. Quem encontrar lugares onde o mosquito pode se reproduzir deve avisar os agentes de saúde e, se possível, desfazer o local para evitar o contágio”, ressalta o prefeito, José Luiz Nanci.

As ações serão realizadas nas praças do Gradim, Luiz Palmier (Rodo), Alcântara (Praça do Relógio), Shopping Partage e São Gonçalo Shopping.

“A temperatura alta e a incidência de chuva são fatores que aumentam a proliferação do mosquito. É importante que as pessoas tenham um olhar clínico, para que mantenham limpos possíveis criadouros do Aedes. Nós estamos diariamente buscando estratégias para desenvolver um trabalho ativo e contínuo para promover mudanças de comportamento da sociedade de maneira geral”, explica o secretário municipal de Saúde, Dimas Gadelha.

A mobilização é o ponto de partida da campanha, que tem o objetivo de conscientizar as pessoas e intensificar ações de prevenção contra o mosquito, inimigo público número um da saúde no Brasil. Agentes da Vigilância Ambiental, de endemias, agentes comunitários e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) realizarão trabalhos de educação em saúde em vários bairros da cidade, além dos pontos acima citados.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista