Início > Assistência Social > São Gonçalo oferece assistência a pessoas LGBTI+

São Gonçalo oferece assistência a pessoas LGBTI+

Compartilhe isso:


Publicado em:  28/06/2021

Centro de Referência conta com cadastros nos programas do governo e atendimento jurídico

No Dia Internacional do Orgulho LGBTI+, a Secretaria de Assistência Social, através Centro de Referência LGBTI+, reafirma a importância de políticas públicas e o compromisso na busca por sua segurança, liberdade e direitos para a população do município.

Situado no bairro Mutondo, o Centro de Referência LGBTI+ tem como prioridade prevenir e combater toda e qualquer forma de discriminação, violação e violência, seja ela física ou moral, contra a pessoa LGBTI+, promovendo suas autonomias, integração e participação efetiva na sociedade.

“O equipamento tem grande importância porque envolve as articulações de acesso da população lgbti+ às políticas públicas. Acolhemos diversas demandas que englobam esse público, assim como os cadastros nos programas do governo e atendimento jurídico. São demandas que a população lgbti+ enfrenta dificuldade de ser atendida em outros órgãos”, disse o coordenador do Centro, Wallace Ferreira.

O local conta com inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) – que dá acesso aos programas oferecidos pelo Governo Federal -, atendimento psicossocial, orientação jurídica e grupo terapêutico.

“Por conta da pandemia, estamos mantendo o grupo terapêutico de forma on-line. Por meio dele, algumas psicólogas parceiras dão assistência à população lgbti+ através de roda de conversa e dinâmicas. O serviço é oferecido para aquelas pessoas que não estão podendo sair de casa para ir até o Centro de Referência. Não estamos deixando de prestar apoio neste momento tão complicado que passamos”, afirmou Wallace.

De acordo com o coordenador do Centro, atualmente 70% dos atendimentos realizados são voltados para a população trans, que, segundo ele, é uma parcela da comunidade que especialmente precisa desse acompanhamento.

Para aprimorar o atendimento oferecido, o local está em busca de uma nova sede. “Com a nova sede pretendemos ter mais acessibilidade e visibilidade. Acredito que por sermos um equipamento que atende pessoas lgbti+, precisamos estar em um lugar com visibilidade principalmente para dar um atendimento mais digno e com diversidade. Já nos escondemos por tanto tempo, não é mais o momento de ficar dentro do armário”, disse o coordenador do local.

O Centro de Referência LGBTI+ fica na Travessa Maria Cândida, 50, Mutondo. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta, das 9h às 17h. Telefone para contato: 3708-7954.

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content