Início > Uncategorized > São Gonçalo oferece atendimento psicológico para à população adulta e infantil

São Gonçalo oferece atendimento psicológico para à população adulta e infantil

Compartilhe isso:


Publicado em:  28/08/2021

Na pandemia, cuidados com a saúde mental cresceu no município

Neste sábado (28) é comemorado o Dia do Psicólogo. A profissão, que sempre teve uma grande importância, ganhou ainda maior destaque em meio à pandemia do coronavírus, quando a necessidade do cuidado com a saúde mental se tornou mais evidente. Na Clínica Gonçalense do Barro Vermelho, a procura pelos atendimentos cresceu cerca de 90%.

Com atendimento psicológico à criança e ao adulto, a unidade de saúde realiza atendimento todos os dias, das 9h às 17h. Para a consulta, não é necessário agendamento. São realizados seis atendimentos por dia.

De acordo com o psicólogo clínico Thiago Pimentel, que atua no atendimento do público adulto, muitas situações foram expostas à população no período de isolamento, o que gerou um aumento considerável no número de pacientes.

“Nós atuamos em conjunto com o psiquiatra, para ajudar esses pacientes, que nesse período de pandemia precisam passar pelos conflitos iniciais, seja pela morte de um familiar, perda de emprego, que são situações frequentes nos dias de hoje, seja pela ansiedade ou até mesmo pela dificuldade de dar conta de algumas situações”, afirmou Thiago Pimentel.

Já no atendimento infantil, a neuropsicóloga Silvana Medina ressaltou que existem variações nas demandas, mas é possível analisar que as aulas on-line trouxeram um alto índice de repetência para as crianças, o que gerou frustração.

“No caso das demandas infantis, existe uma variação desde a ansiedade aos casos de separações dos pais, depressões, dificuldade de aprendizagem, entre outras. Nosso papel é receber e acolher essa família para avaliarmos qual é a necessidade desse paciente. Foi notório que, para eles, as aulas on-line não fluíram de acordo com o que se esperava, resultando em muito índice de repetência”, comentou Silvana.

CAPS – Para aqueles que precisam de atendimento em saúde mental em nível ambulatorial, São Gonçalo possui duas equipes multiprofissionais especializadas que atuam na Clínica Gonçalense do Barro Vermelho e no PAM Coelho. Essas equipes são compostas por psicólogos, psiquiatras, assistente social e terapeuta ocupacional.     

Os Caps são divididos em três tipos – dois que atendem a população com problemas de saúde mental em geral, outros dois para crianças e adolescentes (Capsi) e outros dois para aqueles que têm problemas com o uso de álcool e drogas (Caps Ad). Neles, os usuários contam com equipe multidisciplinar especializada em saúde mental.      

Os atendimentos de primeira vez não necessitam de agendamento prévio e acontecem das 8h às 17h. O Caps III do Centro e o Caps AD III de Alcântara funcionam 24h para acolhimento dos usuários.

Endereços dos equipamentos: 

Caps Paulo Marcos Costa– Rua Ladislau de Andrade, 44, Mutondo; Telefone: 3856-1390 e 3856-2472

Caps Francisco dos Santos Siqueira 24h, Rua General Antônio Rodrigues, 250, Centro – Telefone: 2607-5960

Caps da Rua Coronel Serrado, 1.543, Zé Garoto-Telefone: 3705-1554

Caps Dr. Daniel Gomes da Silva 24h, Rua Augusto Franco, 52, Vila Três – Telefone: 3606-9224

Caps Zé Garoto, Rua Vereador Clemente Souza e Silva, 222, Zé Garoto Telefone: 2605-1909

Caps Dr. Joaquim dos Reis Pereira, Rua Jovelino de Oliveira Viana, 274, Alcântara – Telefone: 2725-7724

Clínica Gonçalense do Barro Vermelho, Ambulatório Ampliado Nise da Silveira, Rua Heitor Levi, 34, Barro Vermelho – Telefone: 3858-2675

PAM Coelho – Ambulatório Ampliado em Saúde Mental-Rua Cândido Reis, 89, Coelho.

Autor: Ascom
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content