Início > Fundação de Artes, Esporte e Lazer > São Gonçalo oferece aulas gratuitas de judô

São Gonçalo oferece aulas gratuitas de judô

Compartilhe isso:


Publicado em:  02/08/2022

Projeto garante 60 núcleos esportivos com diversas modalidades na cidade

Criado no Japão em 1882, o judô é um esporte que potencializa a disciplina, o desenvolvimento do corpo e o raciocínio lógico.  Em São Gonçalo, crianças e adolescentes podem ter acesso ao esporte através do projeto São Gonçalo em Movimento, desenvolvido pela Fundação de Artes, Esporte e Lazer (Faesg), que oferece diversas modalidades esportivas em 60 núcleos espalhados por toda a cidade. 

“O projeto São Gonçalo em Movimento, nos dá, como profissionais, a oportunidade de disseminar a atividade esportiva no nosso município. O judô foi considerado, através de pesquisas, o melhor esporte para crianças entre 4 a 17 anos, pois desenvolve força, agilidade, equilíbrio, resistência, agilidade, flexibilidade, raciocínio rápido e noção espacial. Isso tudo se dá  pelo número de estímulos dentro do treinamento”, disse o professor e faixa preta no judô, Eder Santos de Souza.

Além de ser uma luta, o esporte traz inúmeros benefícios para quem o pratica. A arte marcial já tem mudado a vida de muitos gonçalenses.

“O esporte também contribui para o desenvolvimento moral com disciplina, respeito ao próximo, cordialidade, paciência, sociabilidade e autocontrole. O aluno aprende a perder, sem responsabilizar os outros, e cria responsabilidade. Esses fatores acontecem porque a prática do esporte é feita por regras, que precisam ser seguidas constantemente”, completou.

As diretrizes do judô, que são transmitidas durante as aulas, já são notadas por Renata Emília Silva, mãe dos pequenos Victor Gabriel, de 12 anos, e Manuela Fonseca, de 10, que fazem as aulas no núcleo do bairro Tribobó. 

“É perceptível a mudança no comportamento dos meus filhos desde que eles começaram a fazer as aulas no projeto. Eles estão muito mais responsáveis e obedientes. Antes do projeto, as crianças aqui do bairro não tinham acesso a atividades esportivas, agora eles têm um profissional capacitado que está sempre disposto a ajudar, além do uniforme e o kimono, que eles adoram. O São Gonçalo em Movimento veio para agregar, espero que ofereça ainda mais esportes para as crianças”, contou Renata. 

Pelo projeto São Gonçalo em Movimento, o judô é oferecido na Rua Hermínio Antônio Silva, s/nº, Tribobó, às segundas e quartas, das 14h às 15h; terças, quintas e sábados, das 8h às 9h.

Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content