Início > Saúde > São Gonçalo oferece tratamento para tuberculose

São Gonçalo oferece tratamento para tuberculose

Compartilhe isso:


Publicado em:  20/03/2023

Dia mundial de combate à doença é lembrado na próxima sexta-feira

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose é lembrado no próximo dia 24 de março. A doença é combatida – nas suas formas mais graves – através da vacina BCG, que faz parte do calendário de rotina das unidades de saúde e é aplicada assim que os bebês nascem até os 4 anos, 11 meses e 29 dias. No entanto, a forma mais branda da doença e até assintomática tem tratamento em quatro unidades de saúde públicas de São Gonçalo, que são referências para o atendimento sem marcação prévia.

Os adultos que apresentarem tosse por mais de duas semanas (principal sintoma da tuberculose), febre baixa, falta de apetite, perda de peso, cansaço excessivo, falta de ar e suor noturno devem procurar uma das quatro unidades de saúde de segunda a sexta, das 8h às 16h: polos sanitários Washington Luiz, no Zé Garoto; Hélio Cruz, em Alcântara; Paulo Marques Rangel, no Porto do Rosa; e na Clínica da Família Dr. Zerbini, no Arsenal. As crianças têm atendimento no Hélio Cruz e Washington Luiz nos mesmos dias e horários.

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo oferece todo suporte, desde a consulta e exame iniciais até o tratamento completo. A doença tem cura e é tratada gratuitamente, exclusivamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Após o atendimento inicial, com confirmação do resultado do exame para tuberculose, que sai em até 48 horas, o paciente é encaminhado para iniciar o tratamento que dura, em média, seis meses e não deve ser interrompido. A interrupção do tratamento antes da conclusão pode levar o paciente à resistência aos antibióticos ou complicações que podem levar ao óbito. Além disso, pode aumentar o risco de transmissão da doença para outras pessoas.

O acompanhamento do paciente é realizado por uma equipe de multiprofissionais com consultas semanais. “É importante ressaltar que em 15 dias de medicação, o paciente não contamina mais outras pessoas. E após 30 dias de tratamento com a medicação, já apresenta melhora. No entanto, ainda não está curado e precisa dar continuidade e aguardar a alta da equipe de saúde”, disse a coordenadora do Programa de Tuberculose da Secretaria, Rozania Maria Ferreira de Castro.

A tuberculose é transmitida por vias aéreas, ou seja, através da tosse, espirro e fala de uma pessoa contaminada. O simples uso de máscaras impede a contaminação, não só da tuberculose, mas de tantas outras doenças respiratórias, principalmente nos ambientes fechados. A doença não é transmitida através do uso de utensílios domésticos limpos.

Também é importante salientar que o paciente com tuberculose não precisa ser isolado durante o tratamento. “As pessoas que convivem com alguém infectado também devem realizar o exame para diagnosticar a doença”, acrescentou Rozania.

Três tipos de exames – A Secretaria de Saúde oferece o teste Baar, que é realizado em pessoas com tosse por mais de duas semanas. Ele pode ser feito de segunda a sexta, das 8h às 15h30, na Clínica da Família Dr. Zerbini, no Arsenal e nos polos sanitários Paulo Marques Rangel, no Porto do Rosa; Washington Luiz, no Zé Garoto e Hélio Cruz, em Alcântara. A única exigência é que a pessoa esteja com tosse com secreção por mais de duas semanas e entregue o exame em até duas horas após a coleta.

O exame PPD é realizado em pessoas que convivem com outras que tenham tuberculose ativa. Ele pode ser realizado nas quatro unidades que têm o Programa de Controle da Tuberculose (polos sanitários Paulo Marques Rangel, no Porto do Rosa; Washington Luiz, no Zé Garoto; Hélio Cruz, em Alcântara; e Clínica da Família Dr. Zerbini, no Arsenal) toda terça-feira, das 8h às 12h.

Já o teste Igra, que é realizado em pessoas imunossuprimidas, necessita de solicitação médica. O pedido pode ser feito por qualquer médico de unidade pública ou privada. No entanto, o paciente deve levar o pedido para uma das quatro unidades de saúde públicas que têm o Programa de Controle da Tuberculose para que o pedido seja transcrito. O teste é realizado na Policlínica Gonçalense de Referência para Doenças Crônicas e Transmissíveis, na Parada 40.

Endereços:

Polo Sanitário Washington Luiz Lopes: Praça Estephânia de Carvalho, s/nº, Zé Garoto;

Polo Sanitário Hélio Cruz: Rua da Concórdia, s/nº, Alcântara;

Polo Sanitário Paulo Marques Rangel: Estrada da Conceição, s/nº, Porto do Rosa;

Clínica da Família Dr. Zerbini: Avenida Dr. Eugênio Borges (RJ-106), s/nº, Arsenal.

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content