Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo vacina grupos prioritários contra gripe neste sábado
02/05/2025
Ações irão destacar a importância da segurança alimentar
A Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis (Dividants) e a Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Atan) da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo vão realizar atividades em escolas, postos de saúde, CRAS e na central do Auxílio Brasil sobre a importância da segurança alimentar durante este mês de outubro. As ações são pelo Dia Mundial da Alimentação, comemorado neste domingo, 16 de outubro.
“O objetivo é orientar a população sobre a alimentação adequada e saudável através dos “10 passos da Alimentação Saudável”, um folder que é distribuído pelas equipes com informações do Ministério da Saúde. Também serão feitas antropometria (avaliação das medidas do corpo), registros no E-SUS e intensificação da triagem da insegurança alimentar (Tria)”, disse Amanda Girard, diretora do Dividants.
Nas palestras nas salas de espera das unidades municipais, serão abordados o combate ao desperdício de alimentos, aproveitamento integral dos alimentos, avaliação nutricional e o incentivo à horta doméstica. “Os profissionais irão ensinar como fazer para manter uma alimentação regrada, sem esforço e sem ficar sem comer. A alimentação equilibrada é benéfica para qualquer pessoa, independente do objetivo de emagrecer. Comer bem quer dizer que as pessoas devem manter a dieta alimentar com variedade dos alimentos e controle da qualidade”, disse Amanda.
Além das atividades para o público em geral, os trabalhadores da saúde poderão realizar um Curso de Manejo de Aleitamento Materno, realizado pela Coordenação de Aleitamento Materno da Atan em parceria com o Banco de Leite do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), em Niterói; e do 1º Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional, que vai acontecer na Universidade Estácio, em Alcântara, no dia 19, das 9h às 13h.
Retranca – 10 passos da alimentação saudável
1. Priorize alimentos in natura ou minimamente processados
2. Utilize óleo, sal e açúcar em pequenas quantidades
3. Limite o consumo de alimentos processados
4. Evite consumir alimentos ultraprocessados
5. Alimente-se devagar e com atenção
6. Compre alimentos em feiras livres, sacolões, varejões, mercados ou direto do produtor
7. Cozinhe: aprenda e compartilhe habilidades culinárias
8. Planeje o tempo para preparar as refeições
9. Prefira refeições feitas na hora
10. Seja crítico: existem muitos mitos e publicidade enganosa em torno da alimentação
Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados