Início > Projetos Especiais > São Gonçalo participa da Conferência Rio 2030

São Gonçalo participa da Conferência Rio 2030

Publicado em:  08/06/2022

Município mostrou que é possível aliar desenvolvimento e sustentabilidade

São Gonçalo participou, na tarde da última terça-feira (7), no Museu do Amanhã, da Conferência Rio 2030, quando o município teve a oportunidade de discutir uma pauta global, com a apresentação do Plano Estratégico Novos Rumos e a conexão de seus eixos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O debate foi acompanhado por representantes do Governo do Estado do Rio, prefeituras e também da ONU.

A Prefeitura de São Gonçalo integrou o debate ‘Iniciativas municipais para a sustentabilidade’, com a participação da secretária de Gestão Integrada e Projetos Especiais , Maria Gabriela Bessa. O debate foi mediado por Rayne Ferretti, Oficial Nacional para o Brasil no ONU-Habitat, e também contou com a participação de representantes das Prefeituras de Maricá e do Rio de Janeiro.

A secretária Maria Gabriela Bessa apresentou as ações da atual gestão municipal de São Gonçalo, detalhando o Plano Estratégico Novos Rumos, elaborado em 2021 e já com várias metas concluídas e/ou em andamento. E explicou como o plano se adequa às propostas da ONU.

“Não se tratam de ações descoordenadas, são ações de desenvolvimento sustentável para a nossa cidade e para o mundo. Quando conseguimos atender um dos ODS já estamos contribuindo para um mundo melhor, com desenvolvimento sustentável a partir desse pacto entre nações, que o Brasil também é signatário”, disse a secretária de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Maria Gabriela Bessa.

A capacidade de transformar as metas previstas no Plano Estratégico Novos Rumos em realidade foi mostrada durante o evento. A velocidade na implementação demonstra o alinhamento entre os setores de planejamento e projetos que, na Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe), caminham lado a lado. São Gonçalo, dessa forma, consegue superar um grande problema enfrentado pelos municípios brasileiros, que é transformar grandes planejamentos em entregas para a população.

Como destaque dessas entregas estão, as ações na Saúde, que conseguiu zerar a fila de mamografia; a segurança da cidade, com o processo de implantação do novo centro de monitoramento; os avanços com a pavimentação de vias do município; o maior edital de cultura da história da cidade, que vai contemplar artistas gonçalenses e a cultura local, além da transparência e participação popular na elaboração do Plano Novos Rumos.

Com cinco eixos e 34 metas previstas, o Plano Estratégico Novos Rumos já tem 18 dessas metas em andamento e 399 ações executadas em menos de um ano após o seu lançamento oficial. Desde a concepção é um plano que alia o desenvolvimento da cidade à sustentabilidade prevista nos ODS da ONU, contemplando 12 dos 17 objetivos previstos pelas Nações Unidas.

“Muitas vezes essas metas não são atingidas porque pensamos que é atribuição do Governo Federal, do Estado. Mas, quem desenvolve políticas públicas na ponta são os governos locais, as prefeituras. E se os municípios não estiverem engajados nesse propósito, as cidades podem até se desenvolver, porém, sem sustentabilidade, que é o que nós queremos, deixando um mundo melhor para nossos filhos, nossos netos. A população gonçalense já entendeu a importância do Novos Rumos e agora damos mais um passo mostrando o plano para o mundo ”, completou a secretária.

A participação de São Gonçalo na Rio 2030 também levantou um debate sobre municípios que não possuem grande arrecadação , mas podem pautar suas realizações para que elas estejam conectadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

“Cada município, segundo suas possibilidades, pode aliar seu desenvolvimento aos ODS. Se cada uma das cidades abraçar ao menos um desses objetivos já estaremos dando um grande passo”, finalizou Maria Gabriela Bessa.

RIO 2030

A conferência é uma realização do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O evento é um chamado global por ação e engajamento do poder público e de toda sociedade na implementação da Agenda 2030 da ONU e também estabelecimento da cultura da sustentabilidade.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi adotada em 2015 pelos 193 países membros das Nações Unidas, com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pautados em cinco metas: erradicar a pobreza e a fome de todas as maneiras e garantir a dignidade e a igualdade; garantir vidas prósperas e plenas, em harmonia com a natureza; promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas; implementar a agenda por meio de uma parceria global sólida; proteger os recursos naturais e o clima do nosso planeta para as gerações futuras.

Foto: Luiz Carvalho