Início > Semimd > São Gonçalo participa da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa

São Gonçalo participa da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa

Publicado em:  29/07/2019

Representantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, órgão vinculado à Secretaria de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência, estiveram presentes na V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa que aconteceu nos dias 30 e 31 de julho na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), no Maracanã.

Com o tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas” a conferência reuniu representantes do governo e da sociedade civil, especialmente das próprias pessoas idosas, para debater sobre os principais desafios e articular em torno de propostas e estratégias que apontam diretrizes para as políticas públicas que refletem no envelhecimento da população e na condição de vida das pessoas idosas, nos dias atuais e nos próximos anos.

A secretária da Semimd, Marta Maria Figueiredo, destacou a importância do trabalho em rede para garantir a qualidade no atendimento a este público.

“As redes de assistência, saúde, esporte e lazer, junto com o Ministério Público e a Justiça formam uma rede de articulação de trabalho em prol da melhoria da qualidade de vida e esse trabalho é fundamental na garantia de bem-estar e o envelhecimento saudável da nossa população idosa”, ressaltou Marta.

São Gonçalo é o segundo município com a maior população idosa do estado do Rio de Janeiro. As pessoas idosas representam cerca de 12% da população gonçalense. Para Neide Carvalho, presidente do Conselho Municipal, a realização de eventos como este é de extrema importância, principalmente neste momento delicado que estamos passando diante dos desmontes das políticas públicas para o Idoso. “Estou muito orgulhosa do Conselho Municipal estar presente na V Conferência Estadual defendendo suas propostas que foram deliberadas na III Conferência Municipal”, explicou Neide.

De acordo com projeção divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2031 a população idosa no Brasil será superior ao número de crianças entre 0 e 14 anos. Para Clayton Cajão, coordenador estadual de políticas para o idoso, o grande desafio do país para garantir um envelhecimento saudável da população é garantir políticas públicas.

“Conseguir realizar uma conferência estadual, mesmo diante de tantos problemas e dificuldades, representa um marco e um grande passo na continuidade de políticas públicas. O estado demonstra através dessa conferência que tem o respeito e preocupação pela política pública da pessoa idosa e conseguir reunir toda a sociedade para discutir e avançar nesse debate é o nosso grande legado”, afirmou Clayton.

Autor: Luciana Pimentel
Fonte: SMDS