Início > Educação > São Gonçalo participa de competição internacional de Matemática

São Gonçalo participa de competição internacional de Matemática

Publicado em:  20/03/2018

Estudantes de São Gonçalo participaram pela primeira vez da competição internacional de Matemática “Canguru Sem Fronteiras”, que ocorreu no último dia 15 nas escolas municipais Darcy Ribeiro, em Vista Alegre, e Alberto Pasqualini, em Maria Paula. Marcaram presença no evento, estudantes de primeiro e segundo segmentos do Ensino Fundamental.

Responsável pelas competições nas escolas municipais, o professor Jean Carlo, coordenador de projetos da Secretaria Municipal de Educação, explicou que o Canguru de Matemática tem uma característica especial. “É uma competição mais leve, em forma de brincadeira, onde as questões são prazerosas e desenvolvem o raciocínio dos estudantes”, afirma Jean. A diretora da E.M. Darcy Ribeiro, Joelma da Hora, também elogiou a iniciativa, ressaltando que a participação em competições nacionais e internacionais estimula o aluno a estudar mais.

Origem

No início dos anos 80, Peter O’Halloran, um professor de Matemática em Sydney, na Austrália, elaborou uma prova digital que passou a ser resolvida por milhares de alunos simultaneamente. Anos depois, em 1991, dois professores franceses, André Deledicq e Jean Pierre Boudine, decidiram iniciar o concurso na França e, em homenagem ao colega australiano, deram-lhe o nome de “Kangourou”. Foi assim que nasceu o concurso Kangourou sans Frontières (www.aksf.org) que hoje está presente em mais de 80 países, incluindo o Brasil (www.cangurudematematicabrasil.com.br).

O resultado da competição será conhecido em maio e os melhores competidores serão premiados.

Autor: Selma Nogueira