Início > Saúde > São Gonçalo participa de encontro de saúde

São Gonçalo participa de encontro de saúde

Publicado em:  29/04/2023

Evento, na Região dos Lagos, debateu programa para população negra

A coordenadora do Programa Municipal de Saúde da População Negra da Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo, Belmira Félix de Oliveira Rodrigues, foi convidada para palestrar no 2º Encontro da Capacitação de Política Nacional de Saúde Integral da População Negra da Prefeitura de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, nesta sexta-feira (28). Representantes de outros dois programas da secretaria também participaram.

O encontro abordou diferentes assuntos com o intuito de efetivar um panorama de aprimoramento, acolhimento e assistência à população negra dentro dos atendimentos da Secretaria Municipal de Saúde de Arraial do Cabo. Além do Programa da População Negra, as coordenadoras de programas municipais de Atenção Primária à Saúde, Maria Netto e Alyne Dutra, também foram convidadas.

“Deixo aqui minha gratidão ao reconhecimento do trabalho realizado pela equipe do Depro (Departamento de Programas) do município de São Gonçalo, alcançando visibilidade e podendo compartilhar nossas experiências com o município de Arraial do Cabo. Nos colocamos à disposição para contribuir com o crescimento e fortalecimento dos programas da Atenção Primária em Saúde”, disse a coordenadora do Depro, Vilma Elena Xavier Ferreira.

O objetivo do Programa Municipal de Saúde da População Negra é atender a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, criado em 13 de maio de 2009 e que tem como propósito garantir maior grau de igualdade no atendimento à saúde, em seus aspectos de promoção, prevenção, atenção, tratamento e recuperação de doenças e agravos transmissíveis e não transmissíveis incluindo aqueles de maior prevalência nesse segmento populacional.

A pesquisa entre os moradores de São Gonçalo vai nortear as ações necessárias para melhorar a atenção para este público. No entanto, já é sabido que há fatores socioeconômicos e genéticos que têm maior prevalência na população negra, como alcoolismo, desnutrição, tuberculose e verminose (socioeconômicos) e hipertensão arterial, diabetes mellitus, síndrome hipertensiva na gradivez e doença falciforme (genético).

Qual é a sua cor/raça? – Esta pergunta está sendo feita em todos os atendimentos das unidades de saúde de São Gonçalo e é uma determinação do Ministério da Saúde, através da portaria 344, de 1º de fevereiro de 2017. Por isso, não estranhe a pergunta quando a atendente perguntar e responda: preta, parda, branca, amarela ou indígena. Você é a pessoa mais importante para dizer quem você é. Por isso, é importante o cidadão colaborar para que cada vez mais o SUS tenha a sua cara, a sua cor.

Onde procurar ajuda:

Conselho Municipal da Igualdade Racial

Rua Dr. Porciúncula, 395, Venda da Cruz, São Gonçalo

Programa Municipal de Saúde da População Negra

Av. São Gonçalo, 100, Boa Vista, São Gonçalo (estacionamento do 2º andar do São Gonçalo Shopping)