Início > Assistência Social > São Gonçalo participa de fórum sobre políticas públicas para mulheres

São Gonçalo participa de fórum sobre políticas públicas para mulheres

Publicado em:  13/04/2023

Encontro nacional reúne gestores em Brasília

O município de São Gonçalo marcou presença no I Fórum Nacional de Organismos de Políticas Para as Mulheres, que aconteceu em Brasília, na última quarta (12) e nesta quinta-feira (13). A subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Ana Cristina da Silva, representou a cidade nestes dois dias.

O encontro – promovido pela Secretaria Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política do Ministério das Mulheres – teve a participação de gestoras municipais e estaduais de políticas públicas para as mulheres.

A ideia da iniciativa é contribuir para o fortalecimento dos Organismos de Políticas para as Mulheres nos governos federal, estaduais e municipais, ampliando os níveis de articulação entre as esferas; estimular a criação de novos Organismos de Políticas para as Mulheres nos municípios; e reforçar a integração de políticas públicas para as mulheres em todos os níveis da gestão pública.

O Fórum foi conduzido pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, que propôs maior atuação na busca por aumento de recursos dos planos plurianuais (PPAs) a fim de possibilitar a ampliação dos recursos voltados para essas políticas públicas.

“Participar do Fórum com outras gestoras nos proporcionou conhecer as políticas apresentadas pelo Ministério para que possamos aplicar e desenvolver em nosso município de forma intersetorial e transversal, com a Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência. Foram dias de trocas e oportunidade de discussão sobre leis e políticas públicas para as mulheres, com os demais Estados participantes”, afirmou a subsecretária Ana Cristina.

Durante o encontro, a subsecretária teve a oportunidade de dialogar com a ministra Cida Gonçalves sobre os projetos desenvolvidos na cidade e a importância de fortalecer o debate e ações para o enfrentamento da violência contra a mulher.

“Tive o prazer de conversar com a ministra Cida Gonçalves sobre o trabalho desenvolvido em nossa cidade e o quanto estamos empenhados em garantir e promover ações que ampliem projetos e programas de enfrentamento à violência contra a mulher. Temos a convicção de que estamos no caminho certo, embora tenhamos consciência que a caminhada é longa”, destacou Ana Cristina.