Início > Cultura e Turismo > São Gonçalo participa do I Encontro Nacional de Gestores da Cultura

São Gonçalo participa do I Encontro Nacional de Gestores da Cultura

Publicado em:  15/08/2023

Mais de mil pessoas de todo o país participam do evento no Espírito Santo

A Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de São Gonçalo participa do I Encontro Nacional de Gestores da Cultura (I EngCult), realizado na segunda (14) e nesta terça-feira (15), na Universidade Federal do Espírito Santo, em Vitória.

O evento tem o tema “Cultura: uma estratégia para o Brasil” e foi organizado para gerar reflexão, oportunizar aprimoramento técnico e estimular a criação e o fortalecimento de redes entre os gestores culturais, ampliando a consciência do potencial de contribuição da Cultura em diferentes dimensões da vida cotidiana dos brasileiros.

“Diante dos desafios de implementação da Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2, estar com os demais municípios do país nos ajuda a aprender com as boas práticas que vem sendo desenvolvidas e consequentemente a elaborar políticas culturais mais assertivas. Serão dois dias de muita troca e construção que certamente voltaremos cheios de novidades”, disse a secretária de Turismo e Cultura, Júlia Sobreira.

O evento reúne mais de mil gestores nos dois dias de evento, que também tem participação da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e da ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia.

O encontro conta com mais de 20 atividades entre palestras, minicursos, debates e encontros temáticos voltados exclusivamente para gestores municipais, estaduais e federais de cultura, seus fóruns e entidades representativas.

Estão entre as principais pautas do evento os investimentos realizados no setor da cultura através da Lei Aldir Blanc e da Lei Paulo Gustavo. O aporte de verbas federais para São Gonçalo com o edital da Lei Paulo Gustavo é de R$ 7.839.358,39 através da Lei Complementar n° 195, de 2022.

Os recursos para a cultura gonçalense estão divididos da seguinte maneira: R$ 4.153.292,08 para produções audiovisuais; R$949.346,30 para apoio a salas de cinema; R$ 476.632,99 para formação, qualificação e difusão e R$2.260.087,02 para demais áreas da cultura.