Início > Desenvolvimento Urbano > São Gonçalo participará de eventos internacionais de desenvolvimento urbano

São Gonçalo participará de eventos internacionais de desenvolvimento urbano

Publicado em:  21/08/2023

Prefeitura é convidada para congresso na Alemanha e visitas de campo na Áustria

A convite do Governo Federal, através do Ministério das Cidades, a Prefeitura de São Gonçalo estará presente no Congresso Nacional da Política de Desenvolvimento Urbano (NSP) da Alemanha, nos dias 12 e 13 de setembro, e fará visitas de campo em Viena, na Áustria, de 14 a 16 de setembro, para conhecer projetos bem sucedidos de desenvolvimento urbano integrado. Entre os temas, destacam-se a questão da moradia social e a requalificação urbana gradual.

O convite surgiu a partir da participação da Prefeitura de São Gonçalo no Projeto Cidade Presente, realizado pela Cooperação Brasil-Alemanha e coordenado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH . São Gonçalo apresentou um projeto de despoluição e revitalização das margens do Rio Alcântara. O projeto, elaborado pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe), foi um dos 12 selecionados, entre 170 inscritos, de municípios de 23 Estados e 17 capitais do País, e poderá receber recursos financeiros internacionais para sair do papel.

A secretária de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Maria Gabriela Bessa, que participará dos eventos na Alemanha e na Áustria, destacou a importância do convite feito à Prefeitura de São Gonçalo, numa iniciativa inédita que se tornou realidade a partir da apresentação de soluções inovadoras e sustentáveis para a recuperação do Rio Alcântara.

“Nesta quinta-feira, encerramos o ciclo de monitoria e a última reunião virtual do projeto “VIVA Rio Alcântara”, uma ambiciosa iniciativa para captar recursos visando a redução das enchentes, cobtribuir para diminuir a despoluição e revitalizar as margens do Rio Alcântara. Representando São Gonçalo em uma esfera internacional, trabalhamos incansavelmente para criar soluções inovadoras que enfrentem desafios climáticos e enchentes, visando um futuro mais sustentável”, destacou.

O Ministério das Cidades e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH respondem pelos projetos Cidade Presente (Desenvolvimento Urbano Sustentável) e Andus (Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável), responsáveis pelo convite à Prefeitura para participação na visita técnica aos dois países europeus. O objetivo é aprimorar as condições para o desenvolvimento urbano integrado, formando uma base de conhecimentos e metodologias que garantam um intercâmbio produtivo entre os atores envolvidos nos projetos, para incrementar o potencial de inovação dos municípios, para o aprimoramento de políticas públicas.

O Congresso Nacional da Política de Desenvolvimento Urbano é um evento anual, promovido pelo Ministério Federal da Habitação, do Desenvolvimento Urbano e da Construção da Alemanha. O congresso permite a troca entre os diferentes níveis de governo e irá abordar os desafios das cidades e promover trocas de experiências nos temas urbanos. As visitas de campo em Viena (Áustria) formarão a segunda parte da visita técnica em áreas de requalificação urbana, com foco na integração dos setores urbanos, planejamento, além de encontros oficiais com gestores municipais locais.