Início > Coronavírus > São Gonçalo permanece com risco médio de contaminação por covid-19

São Gonçalo permanece com risco médio de contaminação por covid-19

Publicado em:  18/03/2021

População deve manter cuidados para evitar transmissão

São Gonçalo registra mais uma semana de índices que avaliam a contaminação do coronavírus em elevação. Na semana 10/2021, de 07/03 a 13/03, a cidade contabilizou 12 pontos, dois a mais em relação a semana anterior. Foram quatro pontos de ocupação de leitos de UTI adulto por covid-19, quatro na variação de óbitos da doença e outros quatro na variação de pacientes internados. O aumento de dois pontos desta semana se deu na ocupação de leitos de UTI adulto. Apesar das mudanças, a cidade continua na fase amarelo 2, que tem médio risco de contaminação.

Na semana 10/2021, os indicadores apontaram 74% de ocupação de leitos de UTI adulto, obtendo quatro pontos. Na semana anterior, eram 64% (2 pontos); 48% de ocupação de leitos de enfermaria, na semana anterior eram 31% (0 ponto); 1,11 de variação de óbitos pelo Coronavírus (4 pontos), na semana anterior foi de 1,64 (4 pontos); 1,29 de variação de pacientes internados (4 pontos), na semana anterior foi de 1,31 (4 pontos); e 2% dos casos notificados na última semana comparada a semana anterior (0 ponto), na semana anterior também foi de 2% (0 ponto).

Para ter a fase de risco determinada são avaliados cinco indicadores, que são: capacidade de leitos de UTI, capacidade de leitos de enfermaria, variação de óbitos por covid-19, variação de novos casos e variação de pacientes internados. Dependendo dos números do sistema municipal de saúde, o município vai contando pontos. Com o total, a cidade é colocada em uma fase. São cinco no total, sendo o amarelo 1 (fase 1) – o de risco mais baixo (variação de 0 a 9 pontos) e o vermelho escuro (fase 5) com maior risco de contaminação (com pontuação maior que 40).

É importante ressaltar que as avaliações de confirmação de óbitos sofrem alterações, diariamente, e que são referentes a datas retroativas devido ao processo de investigação da Vigilância Epidemiológica com base em resultados dos testes realizados pelos pacientes. Também vale lembrar que o município possui gestão das unidades da rede municipal de saúde e que, por este motivo, a análise dos indicadores são referentes a estas unidades.