Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo vacina grupos prioritários contra gripe neste sábado
02/05/2025
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 400 milhões de pessoas estão infectadas pelo vírus da hepatite B e C em todo planeta, número dez vezes maior que o de contaminados pelo HIV, por exemplo. Com o objetivo de reverter este quadro, a Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria Municipal de Saúde, irá lançar a campanha “Julho Amarelo”, marcada pelo Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais (28/07). Nesta terça-feira, foi realizada reunião entre equipe técnica e o prefeito, José Luiz Nanci, para discutir os detalhes da ação.
A campanha vai de encontro a uma bandeira levantada por Nanci na época em que era deputado estadual, quando criou a lei que institui o Dia Estadual de Combate às Hepatites Virais (19/05). As ações no mês de julho incluem iluminação amarela em pontos estratégicos da cidade – para alertar sobre a doença -, testagem rápida em praças e nos cinco Polos Sanitários, além de ações de prevenção e promoção contínua em todas as unidades básicas de saúde.
“As hepatites virais são doenças silenciosas que atingem o fígado, podendo causar cirrose e câncer. Elas podem ser transmitidas por contato sexual ou com o sangue, por isso é importante se prevenir e estar sempre alertando a população”, explicou o prefeito, acompanhado do secretário de Governo, Rodrigo Miranda (Tiquinho).
O “Julho Amarelo” será realizado com apoio do Programa Municipal IST/Aids, em parceria com a ONG Amarante. Os testes para hepatites estão disponíveis nos serviços de saúde para todas as pessoas.
“Toda a rede de atenção básica possui equipe capacitada para fazer o trabalho de prevenção. Nossa intenção é mostrar para a população os perigos dessa doença e como deve ser feito o tratamento”, conta a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues.
De acordo com Evelin Mendonça, coordenadora do Programa IST/Aids em São Gonçalo, a cidade possui dois locais específicos para o atendimento à hepatite: a Clínica Municipal do Barro Vermelho e o Polo Sanitário Hélio Cruz, em Alcântara.
“Nós fazemos a testagem rápida para realizar o diagnóstico, caso positivo, ele é atendido pelo médico e patologista do programa. A maior parte das pessoas descobrem que estão com hepatite só após o diagnóstico da cirrose, agravando a situação. Por isso é importante buscar atendimento cedo”, ressaltou.
Como prevenir
As hepatites B e C são doenças transmitidas pelo contato sexual ou com contato com sangue. Para se prevenir, é necessário usar preservativos e tomar as três doses da vacina de hepatite B. As crianças devem se vacinar contra hepatite A. Também é importante não compartilhar material de uso pessoal, como alicates de cutícula, lâminas de barbear e escova de dente.
Autor: Aaron Cesar
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados