Início > Educação > São Gonçalo prepara estudantes para a Prova Brasil

São Gonçalo prepara estudantes para a Prova Brasil

Publicado em:  06/08/2019

A Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo, através da Subsecretaria de Ações Pedagógicas e sua Coordenação de Projetos, dará início neste mês à Caravana da Matemática Prova Brasil, que visitará as turmas do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas da Rede Pública Municipal. O objetivo é preparar os estudantes para a realização da Prova Brasil, que será aplicada este ano em todo o país.

“Vale lembrar que é a partir das informações da Prova Brasil que o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem promover ações que ajudem a melhorar a qualidade do ensino no país, reduzindo desigualdades e corrigindo distorções e, inclusive, direcionando recursos técnicos e financeiros para áreas prioritárias”, afirmou o secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo.

A Caravana levará para as escolas uma lista de exercícios que serão realizados pelos alunos com os professores em sala de aula, de forma que sejam tiradas todas as dúvidas sobre as questões apresentadas. Os casos que apresentarem maior dificuldade deverão ser comunicados à Coordenação de Projetos para que sejam preparados exercícios específicos dando mais atenção ao tema.

“A lista de exercícios contém todos os descritores cobrados na avaliação da Prova Brasil”, garante o professor Jean Carlo, do Clube Loucos por Matemática.

A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Autor: Selma Nogueira
Fonte: Semes