Início > Educação > São Gonçalo prepara estudantes para Olimpíadas de Matemática

São Gonçalo prepara estudantes para Olimpíadas de Matemática

Compartilhe isso:


Publicado em:  22/10/2018

Com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem na rede municipal de ensino, a Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (Semed) está incentivando a participação de todas as escolas da rede nas Olimpíadas do conhecimento (Matemática, Astronomia, Língua Portuguesa, História e Geografia). A medida visa ainda estimular a adoção de políticas públicas que ajudem a atingir as metas do IDEB, incentivem o aperfeiçoamento de professores, identifiquem jovens talentos e contribuam para a integração das escolas com as universidades.

No caso da Matemática, a Semed oferece os projetos “Caravana da Matemática” e “Loucos por Matemática”, desenvolvidos pela Subsecretaria de Ações Pedagógicas, através da Coordenação de Projetos, onde exercícios elaborados pelos professores levam os estudantes a aprenderem a matéria de forma simples, direta e, ao mesmo tempo, lúdica. As caravanas reúnem mensalmente estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental em uma grande aula, onde além de resolver questões de concursos ao Ensino Médio, são tiradas as mais diversas dúvidas sobre os temas focados em cada encontro, com apoio de profissionais que atuam em cursos tradicionais da cidade além do grupo “Loucos por Matemática”.

Para o secretário municipal de Educação, professor José Augusto Nunes, a medida merece todos os incentivos do governo, já que é de grande importância para o desenvolvimento intelectual dos estudantes. “Em nossa visão, as olimpíadas de Matemática ajudam o mundo do raciocínio e o mundo lógico, o que vem a acrescentar na forma ativa da cidadania. E vamos às olimpíadas”, conclamou o secretário.

A grande novidade deste ano é que foi criada a “OBMEP A” dedicada aos alunos de 4º e 5º anos e da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Para incentivar ainda mais a participação das escolas, a Secretaria de Educação criou uma agenda de trabalho, que inclui a realização de exercícios semelhantes ao da OBMEP, criação de novos exercícios do mesmo modelo para serem aplicados nas salas de aula. Os professores já podem imprimir as provas para realização e correção, além disso, algumas escolas estão recebendo o apoio de alunos do curso de Matemática da UERJ para realizar oficinas da Caravana da Matemática.

Autor: Selma Nogueira
Foto: Divulgação
Fonte: Semed

Notícias relacionadas

Skip to content