Início > Educação > São Gonçalo presta homenagem a educadora

São Gonçalo presta homenagem a educadora

Publicado em:  10/03/2023

Escola recebe o nome de Maria Eulália Maciel e ganha auditório

A Prefeitura de São Gonçalo prestou homenagem, nesta sexta-feira, a uma pessoa importante na Educação, dando o nome de Maria Eulália Conceição de Oliveira Maciel à antiga Escola Municipal Raul Veiga. Além da inauguração da nova placa da escola, com o nome da educadora, foi entregue o Auditório Raul Veiga, homenageando também o seu antigo patrono. Na solenidade, estiveram presentes o prefeito Capitão Nelson, o secretário de Educação, Maurício Nascimento, o deputado estadual Douglas Ruas, familiares da homenageada e vereadores da cidade.

Maria Eulália, que faleceu em 2020, foi professora do Estado, membro do Conselho Tutelar, onde atuou junto às escolas municipais, e moradora do entorno da escola. O prefeito Capitão Nelson ressaltou a importância de homenagear as grandes personalidades que atuaram de forma ativa na Educação, fazendo a diferença em São Gonçalo.

“Gostaria de parabenizar a todos da escola pela belíssima homenagem à Dona Maria Eulália, a mãe do ex-vereador Maciel, que fez tanto pela Educação em São Gonçalo. Ela não foi professora do município, mas se dedicou muito a São Gonçalo, principalmente quando atuou no Conselho Tutelar, e foi uma grande batalhadora, sempre lutando pela cidade”, disse o prefeito.

Após a solenidade, a escola apresentou um vídeo contando um pouco da história da patronesse e os alunos fizeram uma performance especial. O secretário da pasta, Maurício Nascimento, reforçou que a homenagem é muito justa e que a Educação é feita em conjunto, com a ajuda de toda a comunidade escolar.

“É preciso parabenizar toda a equipe da escola pelo belíssimo trabalho realizado aqui. O auditório era uma sala ociosa feita de depósito e, com a nossa união, virou esse lugar bonito, com mobiliário todo novo, que vai auxiliar muito nas atividades pedagógicas. A homenagem à Dona Maria Eulália é mais do que merecida, pelo histórico da educadora, principalmente nesta região”, afirmou Maurício.

No evento, amigos e familiares contaram histórias sobre Maria Eulália e se emocionaram ao lembrar do momento da perda. O ex-vereador Maciel agradeceu o carinho e o cuidado ao eternizar o nome de sua mãe na escola onde ela atuou como conselheira.

Foto: Julio Diniz