Início > Assistência Social > São Gonçalo promove ações em prol das pessoas idosas

São Gonçalo promove ações em prol das pessoas idosas

Compartilhe isso:


Publicado em:  15/06/2023

Orientações, lazer, educação e cultura são oferecidos em centro de referência

Um dia repleto de ações educativas, lazer e cultura. Assim foi celebrado o 15 de junho, Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (CERPI), no Centro de Referência Especializado à Pessoa Idosa, equipamento da Prefeitura de São Gonçalo, no Jardim Catarina. 

“Todas as atividades que desenvolvemos no CERPI são de acordo com o Estatuto da Pessoa Idosa. Aqui é um lugar onde prevenimos para que não seja preciso um idoso ter seu direito violado, ou seja, alertamos e auxiliamos os idosos sobre questões familiares, de saúde, discriminação e violência”, disse Cintia Weber, coordenadora do espaço.

Durante a manhã, os idosos que são atendidos no equipamento participaram de uma palestra, ministrada pelo presidente da Comissão do Direito do Consumidor da OAB de São Gonçalo, Erivaldo Martins, sobre os tipos de violência contra os idosos. 

“O bate-papo foi muito proveitoso, pois conheci tipos de violência que não identificava como uma violação de direitos, e acredito que, assim como eu, muitas pessoas aprenderam muito. Costumo dizer que o CERPI mudou a minha vida, porque aqui tenho acesso a diversas atividades que me fazem ter vontade de viver”, relatou Arlete Estrela, de 69 anos, que participa há dois anos das ações do espaço.

Durante a palestra também foi destacado o uso do Disque 100, serviço de denúncias de violações de direitos humanos da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. Qualquer pessoa pode fazer uma denúncia pelo serviço, que funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. Além do canal de denúncias por telefone, a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos também recebe denúncias pelo WhatsApp, através do (61) 99656-5008. As denúncias são gratuitas, anônimas e recebem um número de protocolo para que o denunciante possa acompanhar o andamento.   

A data comemorativa foi finalizada na parte da tarde com uma grande apresentação da camerata da Orquestra Municipal de São Gonçalo, que tocou sucessos da música brasileira como “Por você”, “Eu Só Quero Um Xodó” e “Rindo à toa”. 

O Centro de Referência Especializado à Pessoa Idosa atende a mais de 600 pessoas por mês. O equipamento conta com três salas de atividades, uma sala para palestra e uma de reunião da equipe técnica, além de refeitório e uma área de convivência.

Formado por uma equipe multidisciplinar com psicólogo, assistente social, pedagogos e educadores, o espaço oferece aula de alfabetização, rodas de conversa e oficinas que estimulam a mente e o corpo. Para participar das atividades, o idoso pode ir até o equipamento, que fica na Av. Dr. Albino Imparato, 1.501, no Jardim Catarina, e funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h. 

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz

Notícias relacionadas

Skip to content