Início > Assistência Social > São Gonçalo promove atividades pelo Dia Nacional de Luta Antimanicomial

São Gonçalo promove atividades pelo Dia Nacional de Luta Antimanicomial

Publicado em:  15/05/2023

Município investe em novas residências terapêuticas

Em alusão ao Dia  Nacional de Luta Antimanicomial, celebrado na próxima quarta-feira (18), a Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo iniciou a semana de eventos “Por uma sociedade sem manicômios: Liberdade é espaço que a felicidade precisa’, na Praça Estephânia de Carvalho. O evento contou com apresentação dos usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município e com ação social em parceria com os serviços da Secretaria de Assistência Social, com o programa Cidadania Itinerante.

“É importante lembrarmos da desinstitucionalização das pessoas com problemas de saúde mental. Nossas atividades são para conscientizar as pessoas dessa luta. Vamos inaugurar mais duas residências terapêuticas para tirar mais pessoas que estão na Clinica Nossa Senhora das Vitórias. Estamos caminhando para desativar a unidade”,disse Jéssica Dornelas, coordenadora de Saúde Mental.

A caixa de supermercado Ana Cristina Souza, de 41 anos, esteve no local prestigiando o evento e conta que já foi atendida pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) quando teve problemas com álcool.

“Eu me afundei na bebida quando perdi minha filha em um acidente de carro. A equipe da Saúde Mental me ajudou, fiz todo o tratamento e hoje consegui me reinserir no mercado de trabalho. Sou muito grata por esse trabalho”, conta.

Atualmente, São Gonçalo conta com 13 residências terapêuticas, que abrigam 130 moradores. Elas ficam nos bairros de Boa Vista, Gradim, Centro, Amendoeira, Pita, Engenho Pequeno e Trindade, Nova Cidade,Zé Garoto.

Esse processo de desmobilização das internações em hospitais psiquiátricos faz parte do Movimento da Reforma Psiquiátrica no Brasil, que resultou na aprovação da Lei 10.216/2001, nomeada “Lei Paulo Delgado”, que trata da proteção dos direitos das pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo de assistência.

Durante a ação na praça do Zé Garoto, os usuários tiveram acesso a corte de cabelo, oficinas de desenho, interação com dança, roda de capoeira, entre outras atividades.

Programação da semana:

Dia 13
Exposição de Fotografias no CAPS AD III

Dia 15
Programação da Praça do Zé Garoto, às 9h
Ação Social e Atividades UAI (grafite, esteticista e auriculoterapia)
Exposição de desenho
Oficina de Música do CAPS ADII
Exposição de Artesanato e Mini Bazar do CAPS ADII
Oficina com exposição de atividades do CAPS Paulo Marcos Costa
10:30 – Apresentações dos usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no palco
Coral Tocando em Frente
Apresentação Dança do Ventre
Apresentação Música – usuários CAPS ADII e CAPSI Zé Garoto
Roda de Capoeira
Grupo de Música Usuários do Paulo Marcos Costa
Apresentação de uma Reflexão

Dia 16
8h – Torneio de Futebol na Praça Chico Mendes com usuários dos CAPS e UAI
13h às 17h – Cuidando de quem cuida em Saúde Mental – Atividades de pilates, dança e roda de conversa no CAPS AD III
13h às 17h – Oficina 12×8 e Oficina de Música no CAPS AD II
13h às 17h – Apresentação Grupo de Música e atividades artísticas do CAPS Paulo Marcos Costa

Dia 17
Roda de conversa e oficina terapêutica no CAPS AD III
Roda de conversa – Redução de Danos e Práticas Antimanicomiais no CAPS
 AD II

Dia 18
10h às 15h – Show de Talentos – Voz e violão, dança e artes manuais no CAPS AD III
Grupo de convivência e confecção de cartazes sobre Luta Antimanicomial no CAPSI Alcântara
Apresentação de banda no CAPS AD II
Oficina de argila, oficina de desenho cognitivos, peça de teatro e musical no CAPS III

Dia 19
10h às 15h – Escrita afetiva no CAPS AD III
Grupo de Adolescentes com Atividades e Cartazes sobre Luta Antimanicomial
Oficina Movimente-se no CAPS AD II
20h – Espetáculo no Circo Raduan Circus

Endereços dos equipamentos:
– Caps Paulo Marcos Costa: Rua Ladislau de Andrade, 44, Mutondo. Telefone: 3856-1390 e 3856-2472.
– Caps Francisco dos Santos Siqueira 24h: Rua General Antônio Rodrigues, 250, Centro. Telefone: 2607-5960
– Capsad: Rua Coronel Serrado, 1.543, Zé Garoto. Telefone: 3705-1554.
– Capsad Dr. Daniel Gomes da Silva 24h: Rua Augusto Franco, 52, Vila Três. Telefone: 3606-9224.
– Capsi Zé Garoto: Rua Vereador Clemente Souza e Silva, 222, Zé Garoto. Telefone: 2605-1909.
– Capsi Dr. Joaquim dos Reis Pereira: Rua Jovelino de Oliveira Viana, 274, Alcântara. Telefone: 2725-7724.
– Clínica Gonçalense do Barro Vermelho (Ambulatório Ampliado Nise da Silveira): Rua Heitor Levi, 34, Barro Vermelho. Telefone: 3858-2675.
– PAM Coelho (Ambulatório Ampliado em Saúde Mental): Rua Cândido Reis, 89, Coelho.

Foto: Julio Diniz e Renan Ott