Início > Assistência Social > São Gonçalo promove capacitação para educadores sociais

São Gonçalo promove capacitação para educadores sociais

Publicado em:  23/06/2021

Grupo atendido atua com crianças e adolescentes

A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou, na manhã desta quarta-feira (23), na sede da OAB-SG, o primeiro de dois encontros de capacitação para os Educadores Sociais dos Serviços de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes do município, com o tema “O papel do Educador Social na Escuta Ativa e Afetiva e Medidas de Proteção Social”. O segundo encontro acontece no dia 30 deste mês.

“É um prazer muito grande trazer essa capacitação para os servidores, ainda mais com algumas situações difíceis por conta da pandemia”, disse o secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio. Também participaram do evento Subsecretário da Proteção Social Especial, Alan Rodrigues, e a coordenadora de Proteção Especial de Alta e Média Complexidade, Mariana Frizieiro.

No evento, que reuniu cerca de 23 pessoas no auditório Paulo da Costa, na OBA-SG, seguindo todos os protocolos de segurança contra a covid-19, a palestrante e psicóloga Cristiane Campos, que está à frente de todos os equipamentos de Acolhimento Institucional e Familiar do município, explica a importância da formação continuada como uma ferramenta para a qualificação e atualização profissional das equipes no processo de garantia de direitos infanto-juvenis.

“A capacitação contínua é primária, pois sem ela a gente não traz inovações para os serviços, porque as leis mudam, se atualizam e os profissionais precisam acompanhar esse movimento para seguir trabalhando de acordo com o que a legislação trouxer de novidades”, disse Cristiane, que destacou a importância de momentos como esse em um cenário de pandemia.
“O trabalho de hoje, principalmente, tem a ver muito com o que diz respeito ao afeto, ao apego, perda, separação, o que a pandemia trouxe muito para os acolhimentos, assim como a perda da liberdade e a articulação com a rede fora dos muros do abrigo. Uma capacitação como essa recoloca o profissional em um certo patamar que a gente possa se organizar para um novo normal”, finalizou.

“Essa capacitação é de grande importância para lidar cada vez melhor com as nossas crianças e estou muito feliz pela Prefeitura estar proporcionando esse conhecimento para nós”, disse a educadora social Inês Araújo da Costa, de 31 anos.

Foto: Ascom