Início > Assistência Social > São Gonçalo promove conscientização sobre violência contra idosos

São Gonçalo promove conscientização sobre violência contra idosos

Compartilhe isso:


Publicado em:  15/06/2022

Assistência Social realiza evento no Centro Dia do Jardim Catarina

Neste 15 de junho, Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, o Centro Dia do Idoso, no Jardim Catarina, promoveu uma série de atividades em alusão à data. O dia, que faz parte parte do Junho Violeta, foi instituído em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, como forma de sensibilizar a sociedade sobre as mais diversas formas de violência contra os idosos. 

Durante todo o dia, os idosos que são assistidos pelo equipamento vinculado à Secretaria de Assistência Social de São Gonçalo tiveram acesso a palestra, dança sênior, oficinas e apresentações musicais com o maestro Paulo Guarany. 

“Muitas pessoas não têm o conhecimento de que violência não é apenas um ato físico. Nosso objetivo é alertar a todos os idosos que existem violências psicológicas, socioeconômica, de privação do convívio com a sociedade, entre outras. Reforçamos esses alertas durante o Junho Violeta, mês de conscientização e prevenção à violência e ao abandono de idosos, mas também os alertamos durante o ano inteiro durante os atendimentos que realizamos no Centro Dia do Idoso”, disse Cinthia Weber, coordenadora do espaço.

Ao longo das atividades, a equipe técnica do Centro Dia do Idoso reforçou as medidas que garantem os direitos dos assegurados aos idosos através do Estatuto do Idoso, que aborda questões familiares, de saúde, discriminação e violência. 

Também foi destacado o uso do Disque 100, serviço de denúncias de violações de direitos humanos da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. Qualquer pessoa pode fazer uma denúncia pelo serviço, que funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. Além do canal de denúncias por telefone, a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos também recebe denúncias pelo WhatsApp, através do (61) 99656-5008. As denúncias são gratuitas, anônimas e recebem um número de protocolo para que o denunciante possa acompanhar o andamento.   

O Centro Dia do Idoso atende a cerca de 350 idosos por mês. Formado por uma equipe multidisciplinar com psicólogo, assistente social, pedagogos e educadores, o espaço oferece oficinas que estimulam a mente e o corpo.

As pessoas acima de 60 anos que tiverem interesse em participar das atividades do equipamento devem comparecer na  Avenida Dr. Albino Imparato, 1.501, no Jardim Catarina, para realizar uma triagem com a equipe do local. 

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content