Início > Fundação de Artes, Esporte e Lazer > São Gonçalo promove dia dedicado às mulheres

São Gonçalo promove dia dedicado às mulheres

Compartilhe isso:


Publicado em:  09/03/2024

Serviços de saúde e beleza e atividades esportivas foram oferecidos

    Uma manhã recheada de atividades esportivas, de saúde, beleza e de assistência social. Assim foi a comemoração pelo Dia Internacional da Mulher das participantes de programas da Fundação de Artes, Esporte e Lazer de São Gonçalo (Faelsg), das secretarias de Esporte e Lazer (Semel), Assistência Social e Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo. A programação aconteceu, na manhã deste sábado (09), em frente ao Centro Cultural Joaquim Lavoura, o Lavourão, na Estrela do Norte.

     “Vim dar um feliz Dia Internacional da Mulher para todas. É muito gratificante estar com vocês hoje com essa alegria contagiante. A gente espera dar continuidade a esse projeto, que é maravilhoso. É importante que estejamos todos juntos, de cabeça arejada e, logicamente, com o astral lá em cima. Quero todas as mulheres de São Gonçalo empoderadas. Muito obrigado pela recepção”, disse o prefeito Capitão Nelson.  

      No evento, as mulheres contaram com diversas aulas de dança e atividades em geral, artesanato com a Feira da Mulher Empreendedora e serviços de saúde e beleza com trancistas, manicure, massagem, quiropraxia, auriculoterapia, acupuntura, medição de pressão e glicose, testes rápidos das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e  vacinação contra a gripe e coronavírus. 

   “Fizemos um compilado de atividades para atender essas mulheres guerreiras que participam dos nossos programas, principalmente do São Gonçalo em Movimento. Elas merecem todo o cuidado e atenção do nosso governo. O São Gonçalo em Movimento vem transformando vidas e trazendo mais saúde e bem-estar para muitas famílias. Ele se destaca como um verdadeiro poder transformador do esporte”, disse o secretário municipal de Governo e presidente da Faelsg, Fábio Araújo.

     Além dos serviços e atividades, houve distribuição de camisas com o tema do evento: “Igualdade, dignidade e respeito para todas as mulheres”, lanche e água. Um fotógrafo também estava à disposição em um mini estúdio montado no local para registrar a presença de todas no evento. As mulheres também receberam orientações da equipe da Vigilância Ambiental sobre doenças e seus meios de prevenção, incluindo dengue e coronavírus. 

    Juceia Ferreira de Souza Santos, de 60 anos, elogiou a iniciativa. “Participo do São Gonçalo em Movimento há cerca de três anos e acho muito importante para a saúde. Ele já faz parte da nossa rotina. Faço ginástica e dança. E esse evento de hoje em homenagem ao Dia da Mulher está muito bacana. Eu já medi a minha pressão arterial e a glicose e fiz os testes rápidos das ISTs. Também aproveitei o estúdio de fotos”. 

    No local, as interessadas também puderam fazer inscrições para a capacitação do Projeto Lidera Mulher e Mulheres Que Fazem e Acontecem, que é realizado no Pátio Alcântara. A Subsecretaria de Políticas Públicas Para Mulheres também divulgou os serviços dos equipamentos de apoio disponíveis como a Sala Lilás e o Centro Especial de Orientação à Mulher (Ceom), além da Cartilha de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Criança e Adolescente. 

     “Eu faço parte do São Gonçalo em Movimento há quase dois anos e é muito bom porque sou hipertensa e diabética. O exercício traz condicionamento físico, que é muito bom para a saúde. Hoje, nós mulheres, estamos sendo homenageadas pela Prefeitura. Só tenho que agradecer. Esse grupo é excelente”, disse Jaqueline de Oliveira Alvarenga, 42.  

     Além do estúdio, as mulheres tiveram banners para fotos à disposição e contaram com o mascote do projeto, o Gonçalinho, circulando entre elas. Projetos como o São Gonçalo em Movimento e o Qualidade de Vida e Longevidade, da Secretaria de Esporte e Lazer, mostram o papel vital do esporte e da atividade física na superação de desafios, na promoção da saúde e do convívio social para os gonçalenses.

Autor: Ascom
Foto: Júlio Diniz

Notícias relacionadas

Skip to content