Início > Assistência Social > São Gonçalo promove evento em defesa da inclusão

São Gonçalo promove evento em defesa da inclusão

Publicado em:  27/10/2023

Fórum sobre direitos da pessoa com deficiência debateu políticas públicas

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Subsecretaria da Pessoa com Deficiência, realizou o “Fórum Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”, na tarde desta sexta-feira (27). O encontro aconteceu no Espaço Mais Conhecimento, no 2º piso do Partage Shopping.

“Sabemos da importância da discussão e elaboração de políticas públicas em prol da pessoa com deficiência e acreditamos ser fundamental promover encontros com esse contexto”, disse o secretário de Assistência Social, Felippe Mattos.

O fórum aconteceu como validação da VIII Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de São Gonçalo, que abordou o mesmo tema nos dias 12 e 13 de março de 2020, pouco antes do período da pandemia.

Entendendo a importância da garantia de direitos e promoção de políticas públicas para a pessoa com deficiência, a gestão do prefeito Capitão Nelson criou, no início deste ano, a Subsecretaria da Pessoa com Deficiência, cuja  missão é promover a inclusão no município, de forma a integrar e desenvolver políticas públicas, acessibilidade e visibilidade para as pessoas com deficiência, pessoas com diversas deficiências, pessoas com transtornos globais de desenvolvimento e também pessoas com doenças raras, com superdotação ou altas habilidades, que são comparadas às pessoas com deficiência perante a lei.

“Estamos trabalhando para tornar São Gonçalo cada vez mais acessível. A acessibilidade tem que ser considerada um direito de todos. É fundamental que sejam promovidas políticas públicas de garantias de direitos das pessoas com deficiência”, afirmou o subsecretário Evangelista Ubirajara.

Durante o fórum, foi feita a apreciação do relatório produzido na VIII Conferência Municipal, informada a relação dos delegados aprovados para a Conferência Estadual e a leitura das propostas aprovadas dos respectivos eixos temáticos da reunião.

Além do secretário de Assistência Social e do subsecretário da Pessoa com Deficiência, também compuseram a mesa do fórum Raphael Correia, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Gonçalo (Copede); Cinthya Pereira, representante do Conselho Estadual para a Política de Integração da Pessoa com Deficiência (CEPDE); e a vereadora Mariangela Valviesse, representando o poder Legislativo municipal.

Foto: Julio Diniz