Saúde e Defesa Civil
Prefeitura realiza atuação efetiva durante chuvas intensas dos últimos dias
10/02/2026
Desta vez, equipes estarão a postos no Pátio Alcântara com oferta de exames e distribuição de preservativos e testes
Em mais um ano, a Coordenação do Programa Infecções Sexualmente Transmissíveis/Aids (Ists/Aids) e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo, em parceria com o Shopping Pátio Alcântara, vai realizar uma ação especial de conscientização nesta quinta-feira, 12, das 10h às 15h. Trata-se da ação “Carnaval com Saúde – Ação de Prevenção às ISTs/HIV”, que vai levar informação, distribuição de insumos e acolhimento aos gonçalenses.
O Carnaval está chegando e é sempre bom esclarecer a população sobre as ISTs, incluindo o HIV. Por isso, nesta ação, os gonçalenses poderão fazer testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C; receber orientações sobre as infecções, como as formas de prevenção, tratamentos e onde encontrar ajuda em São Gonçalo; e ainda terão distribuição de preservativos, gel lubrificante e autoteste para HIV.
“A atividade tem a intenção de intensificar a conscientização sobre as ISTs. E, principalmente, do uso combinado dos meios de prevenção. Temos a oferta das profilaxias Pré-exposição (PrEP) e Pós-Exposição (PEP). Mas o nosso objetivo é sempre reforçar a importância do uso dos preservativos, pois eles são os únicos que podem evitar qualquer doença”, explicou a coordenadora do programa, Monique Gonzales.
Em São Gonçalo, os moradores têm acesso garantido em todos os postos de saúde, clínicas, polos sanitários e PAMs aos preservativos durante os dias úteis da semana, das 8h às 17h. E, se alguém precisar fazer um teste rápido, também há vários locais disponíveis (veja abaixo).
Quem quer evitar a contaminação por HIV/Aids, antes de ter exposição de risco, pode fazer a profilaxia pré-exposição (Prep), que cria uma barreira de proteção contra o vírus HIV, tendo 98% de eficácia. O propósito é prevenir e não tratar ou curar a doença.
Quem já fez sexo desprotegido (sem preservativo) e não quer ter dúvidas em relação à contaminação, pode realizar a Profilaxia Pós-Exposição (PEP). O método para evitar a contaminação pelo HIV pode ser iniciado até 72 horas após a exposição da pessoa ao vírus. A medicação com anti-retroviral tem 98% de eficácia quando usada corretamente.
Unidades com tratamentos, de segunda a sexta, das 8h às 17h
HIV:
Hepatite B e C:
Sífilis:
Locais de Atendimento da Prep (sem marcação: de segunda a sexta, das 8h às 17h)
Locais de Atendimento da PEP (sem marcação: de segunda a sexta, das 8h às 17h)
Urgência e Emergência, diariamente após 17h
Locais de testagem rápida
Autor: Ascom
Foto: Jonnathan Smith
Notícias relacionadas
Mais Acessados