Início > Educação > São Gonçalo quer fim da evasão escolar

São Gonçalo quer fim da evasão escolar

Publicado em:  10/06/2019

O município de São Gonçalo está intensificando a luta contra a evasão escolar. O primeiro passo foi aderir à Busca Ativa Escolar, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para garantir que cada criança e adolescente esteja na escola e aprendendo. O trabalho em São Gonçalo será desenvolvido através dos polos de localização das escolas. A medida foi decidida em reunião realizada nesta segunda-feira (10) na Secretaria Municipal de Educação (Semed), que contou com a participação do secretário da pasta, Marcelo Azeredo, da representante do Projeto Cidade Escola Aprendiz, também parceiro do Busca Ativa Escolar, Gisele Martins, coordenadores da Semed, além de Susana Patrícia Gonçalves, coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Durante a reunião foi debatida a importância de buscar a criança que está fora da escola, conhecendo sua família e identificando os motivos dessa evasão. “É muito importante estarmos atentos à realidade de cada aluno para que possamos trazê-lo de volta à escola ou para não deixarmos que ele abandone a sala de aula. Para isso, é necessário que haja um trabalho integrado entre todos os setores do governo, como Educação, Saúde, Planejamento, Desenvolvimento Social, além da sociedade de uma maneira geral”, ressaltou Marcelo.

A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita, que reúne representantes de diferentes áreas. Nela, cada grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada de providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola. Vale ressaltar que todo processo é realizado pela internet e a ferramenta pode ser acessada em qualquer dispositivo, desde computadores de mesa a tablets e celulares. Além disso, existem formulários impressos para agentes comunitários e técnicos verificadores que não tenham acesso a dispositivos móveis.

Através da Busca Ativa Escolar é possível produzir informações diagnósticas consistentes, que contribuirão para o planejamento e ajustes das políticas públicas voltadas à educação, bem como nas tomadas de decisões inerentes ao poder público.

Autor: Selma Nogueira