Início > Saúde > São Gonçalo reabre pré-agendamento de castrações no dia 30

São Gonçalo reabre pré-agendamento de castrações no dia 30

Compartilhe isso:


Publicado em:  26/01/2023

Cirurgias de cães e gatos são realizadas gratuitamente no Cavem

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo reabre os pré-agendamentos das castrações de cães e gatos através do aplicativo Colab (https://onelink.to/colabapp) a partir da próxima segunda-feira (30), às 10h. Estarão disponíveis 336 novas vagas para as cirurgias no Centro de Atendimento Veterinário Municipal (Cavem), no Mutuá. 

Ao todo, são realizados 84 agendamentos por semana e que, nesta etapa, vão seguir até o dia 06 de março. As datas disponíveis para o pré-agendamento – dia em que os tutores ou pessoas indicadas por ele levarão a documentação necessária até o Cavem para a marcação da cirurgia – são 06/02, 13/02, 27/02 e 06/03. Deve-se chegar com 10 minutos de antecedência. Datas e horários retroativos não serão agendados ou remarcados.

“Estamos pedindo para as pessoas terem consciência na hora da marcação e que só façam o pré-agendamento aqueles que conseguirão levar a documentação e, posteriormente, os seus animais para a castração. Ou seja, o responsável tem que ter dois dias disponíveis: o primeiro para levar a documentação e o segundo para a realização da cirurgia. Outro detalhe é que o tutor deve indicar no pré-agendamento se não for ele que levará a documentação e o animal e inserir o nome da pessoa que vai representá-lo”, explicou o diretor do Departamento de Controle de Zoonoses e Vigilância Sanitária de São Gonçalo, Marcelo Sá Lima.

Para a realização do cadastro é necessário ser morador de São Gonçalo, ter mais de 18 anos, apresentar CPF, identidade e comprovante de residência. Cada morador tem direito a cadastrar um animal (cães e gatos, machos e fêmeas) por CPF por mês. Os animais devem ter de seis meses a sete anos. Para os cães, o peso mínimo é de 5 quilos e o máximo é de  25 quilos. Não é realizada a cirurgia em animais braquicefálicos.   

Os protetores de animais poderão cadastrar dois animais por mês. Para isso, eles devem procurar a Vigilância Sanitária, que fica na sede da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo (Semsa), no Boa Vista, para preencher uma ficha de cadastro e, só depois, seguirem para o Cavem, às quarta-feiras, para a marcação das cirurgias. Os protetores não precisam fazer o pré-agendamento pelo Colab.         

Os moradores que não têm acesso à internet ou dificuldade para baixar e usar o aplicativo podem procurar o Cavem às quartas para realizar a marcação na unidade. No local, só são realizadas 15 marcações. O Cavem funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, e fica na Avenida Paula Lemos, 307, em frente ao Colégio Santa Mônica. 

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content