Início > Desenvolvimento Social > São Gonçalo realiza 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Publicado em:  05/10/2018

É pelo direito à infância que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-SG), realiza nos dias 19 e 20 de outubro a 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em São Gonçalo. O encontro acontecerá no Teatro Carequinha, em Neves. A inscrição é gratuita e aberta a todos e todas que lutam pela garantia de direitos.

A conferência tem como principal objetivo dar voz às crianças e adolescentes de Sao Goncalo, para que possamos discutir sobre política da infância e adolescência no nosso município.

“A comissão organizadora, com a assessoria técnica de Mariana Frizieiro, fizeram um excelente trabalho de mobilização a fim de garantir a participação efetiva das crianças e adolescentes do nosso município garantindo a legitimidade do debate”, disse a presidente do Conselho, Marilene Claro.

Com participação ativa dos Conselhos de Direitos, movimentos da sociedade civil e entidades do governo que atuam no fortalecimento de políticas públicas em São Gonçalo, a programação de abertura contará com palestra sobre Proteção Integral, diversidades e enfrentamento às violências, com a assistente social e doutora em Serviço Social, Paula da Silva Caldas; apresentação cultural com o NEACA (Núcleo Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima de Violência Doméstica e Sexual), além de grupos de trabalho e discussão dividido em cinco eixos: Garantia de direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social; prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes; Orçamento e financiamento das políticas para a crianças e adolescentes; Participação, comunicação social e protagonismo e espaços de gestão e controle social das políticas públicas.

A proposta da Conferência é também escolher a delegação para a etapa Estadual e a homologação de propostas. No dia 19 as atividades começam às 15h. Já no sábado, das 9h às 17h30. As inscrições, tanto para delegados quanto para os demais participantes, são gratuitas e devem ser feitas através do telefone 3262-3625 ou pelo e-mail sgcmdca@gmail.com, enviando nome, telefone para contato, se é delegado ou público geral e instituição que representa.

“Todas as nossas ações têm um propósito. A conferência é um bom momento democrático para as pessoas conversarem e discutirem sobre aquilo que é melhor para a nossa cidade. Então nós queremos convidar todos e todas para estarem com a gente nesses dois dias de muito diálogo e propostas”, destacou o prefeito José Luiz Nanci.

Teatro Carequinha: Rua Oliveira Botelho, Neves

SEXTA:

15h – Composição da Mesa de Abertura
– Ilustríssimo Srº José Luiz Nanci
Prefeito de São Gonçalo.
– Sr. Guilherme Daniel de Jesus Menezes
Representando o Movimento Pró-Criança; e todas as crianças e adolescentes do município de São
Gonçalo.
– Ilustríssima Srª. Marta Maria Figueiredo
Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Infância e Adolescência – SMDSIA.
– Ilustríssima Srª Marilene Claro
Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Gonçalo.
– Ilustríssimas Senhoras Daniele da Silva e Fernanda Louise
Promotoras de Justiça.
– Ilustríssima Srª Cristiane Santos de Carvalho Oliveira
Representante dos (as) Conselheiros (as) Tutelares de São Gonçalo.

16h – Apresentação Cultural
– “Sou Criança e Adolescente – conheço os meus direitos”
NEACA Cultural

16h30 – Leitura do Regimento Interno
– Srª Tatiana Rodrigues
Conselheira de Direito do CMDCA-SG; Representante da Sociedade Civil.
– Srª Tânia Almeida
Conselheira de Direito do CMDCA-SG; Representante do Governo.
– Srº Matheus Short de Araujo
Mediador; Estagiário de Serviço Social do CMDCA-SG.

18h – Palestra Magna – Proteção Integral, Diversidades e Enfrentamento às
Violências
– Ilustríssima Srª Paula da Silva Caldas
Assistente Social; Professora Drª de Serviço Social; Conselheira de Direitos do CMDCA-Rio.

– 19h30 – Debate
– 20h – Coquetel e Encerramento

SÁBADO:

09h – Composição da Mesa de Debates
– Grupo de Trabalho I – Garantia de Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão
Francini Coelho
– Grupo de Trabalho II – Prevenção e Enfrentamento da Violência contra Crianças e
Bárbara Ferreira
– Grupo de Trabalho III – Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e
Mariana Frizieiro da Silva Cruz Freire
– Grupo de Trabalho IV – Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e
Gilberto Laureano Lima