Início > Assistência Social > São Gonçalo realiza 15ª Conferência Municipal de Assistência Social

São Gonçalo realiza 15ª Conferência Municipal de Assistência Social

Publicado em:  08/07/2023

Evento terá dia de atividades neste sábado, até às 19h

Teve início na tarde desta sexta-feira (7) a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. A iniciativa é organizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social.

“Queria dizer a vocês, trabalhadores do SUAS, que vocês também são gestores do SUAS. Não existe separação entre trabalhador e gestor. Eu sou gestora e trabalhadora do SUAS, vocês são trabalhadores e gestores do SUAS. Porque o SUAS é feito no dia a dia do trabalho de vocês. Na construção das propostas do fórum, não percam de vista que todo mundo é importante no processo”, disse a subsecretária de gestão, Daiane Isabel, que representou o novo secretário de Assistência Social, Felippe Mattos Monteiro e ressaltou a importância de realizar uma construção coletiva junto às instituições e aos trabalhadores da assistência social de todo o município.

O fórum discute temas de grande relevância para a Assistência Social do município, com temas como controle social, articulação entre os segmentos, benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social, universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS, entre outros assuntos.

No primeiro dia de conferência, houve abertura do evento, com a participação de instituições de atendimento aos usuários do SUAS, subsecretários e trabalhadores da Assistência Social do Município. A conferência segue neste sábado (8), até as 19h, com Formulação das Deliberações dos Eixos, plenária, eleição de delegados e realização de palestras.

Compuseram a mesa de abertura do fórum: Daiane Isabel, representando o novo secretário de Assistência Social, Felippe Mattos Monteiro; Andreia Leite, representando a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado, Rosangela Gomes; o Secretário de Esporte e Lazer, Bruno Porto de Almeida; Carla Verônica, representando a Secretaria Municipal de Educação; André Costa Emerick, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de São Gonçalo; Tatiana Cristina de Jesus, representante dos usuários da Assistência Social ; convidado especial, o ex-secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio; a vereadora Patrícia Silva, presidente da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social da Câmara de Vereadores.

Programação do Sábado

9h – Sistematização e Formulação das Deliberações dos Eixos

Eixo 1 – Financiamento: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão e compromisso e responsabilidade dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais contemplando as especificidades regionais do país;

Palestrante: Francisco Gilberg Barreto

Eixo 2 – Controle Social: Qualificação e estrutura das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas;

Palestrante: Mariza Chaves

Eixo 3 – Articulação Entre os Segmentos: Como potencializar a participação social no SUAS?

Palestrante: Eliane Gomes

Eixo 4 – Serviços, Programas e Projetos: Universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS.

Palestrante: Bruna Stephen Da Motta

Eixo 5 – Benefícios e transferência de renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito a garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

Palestrante: Diana Marques

12:00 – Almoço

12:00 às 13:00 – Apresentação Cultural : Orquestra Municipal.

13:00 – Formulação das Deliberações dos Eixos;

• Sala 01 : Eixo 1 – FINANCIAMENTO.

• Sala 02 : Eixo 2 – CONTROLE SOCIAL.

• Sala 03 : Eixo 3 – ARTICULAÇÃO ENTRE OS SEGMENTOS.

• Sala 04 : Eixo 4 – SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS.

• Sala 05 : Eixo 5 – BENEFÍCIOS E TRANSFERÊNCIA DE RENDA.

15:00 às 17:00 – Plenária Final Apresentação e Aprovação dos Eixos.

17:00 – Eleição dos Delegados para a Conferência Estadual

17:30 às 18:00 – Café da Tarde.

18:00 – Fórum da Sociedade Civil.

19:00 – Encerramento.

Serviço:

15ª Conferência Municipal de Assistência Social de São Gonçalo no auditório do Sest Senat, que fica na Rodovia Amaral Peixoto, km 7, no Tribobó.

Foto: Fábio Guimarães