Início > Saúde > São Gonçalo realiza ações no Dia de Luta Antimanicomial

São Gonçalo realiza ações no Dia de Luta Antimanicomial

Publicado em:  18/05/2022

Município investe na ampliação de residências terapêuticas

Em alusão ao Dia  Nacional de Luta Antimanicomial, celebrado nesta quarta-feira (18), a Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo realizou uma série de atividades na Praça Estephânia de Carvalho, no Zé Garoto, e no Teatro Municipal George Savalla Gomes, com os usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

“O município de São Gonçalo está presente e atuante nas ações pela desinstitucionalização desses pacientes. Nossa luta é pelo fechamento dos manicômios e, com isso, poder atuar cada vez mais nas unidades substitutivas, que são as residências terapêuticas e os Centros de Atenção Psicossocial. Nossa intenção é mostrar para a sociedade que, com acompanhamento, eles podem viver em liberdade”, declarou o coordenador da Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Edmilson Pereira.

Atualmente, São Gonçalo conta com dez residências terapêuticas, que abrigam 86 moradores. Elas ficam nos bairros de Boa Vista, Gradim, Centro, Amendoeira, Pita, Engenho Pequeno e Trindade. As novas RTs serão na Brasilândia, Califórnia, Trindade, Zé Garoto, Antonina, Boa Vista, Estrela do Norte e Vista Alegre.

Esse processo de desmobilização das internações em hospitais psiquiátricos faz parte o Movimento da Reforma Psiquiátrica no Brasil, que resultou na aprovação da Lei 10.216/2001, nomeada “Lei Paulo Delgado”, que trata da proteção dos direitos das pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo de assistência.

Durante a ação na praça do Zé Garoto, os usuários tiveram acesso à auriculoterapia, corte de cabelo, massagens, oficinas de desenho, interação com dança, roda de capoeira, entre outras atividades.

“A desinstitucionalização daqueles que estão na Clínica Nossa Senhora das Vitórias é uma causa muito importante e que envolve diversos atores da sociedade, por isso fizemos questão de trazer essas atividade para uma praça pública. O intuito é mostrar para a população que existe um trabalho contínuo e de suma importância para esses pacientes”, disse a diretora de enfermagem da Clínica Nossa Senhora das Vitórias, Natalina Brandão.

A luta antimanicomial também foi retratada no Teatro Municipal de São Gonçalo, com a peça ‘Sujeitos’, um trabalho desenvolvido pela equipe do Caps Francisco dos Santos Siqueira e pessoas assistidas pela rede de saúde mental do município, entre usuários dos Caps e moradores de residências terapêuticas.

A apresentação falou sobre o direito à vida, que durante anos foi negado aos pacientes da saúde mental, com encarceramentos e condições desumanas que ocorriam nos manicômios, desrespeitando o direito à liberdade, de sentir e de aproveitar a vida.

Para a peça, houve uma preparação de dois meses através de oficinas terapêuticas de teatro, com a direção de Ariana Muniz, coordenadora do Caps Francisco dos Santos Siqueira e do terapeuta ocupacional José Queiroz.

Na plateia, servidores da rede de saúde mental do município se emocionaram e aplaudiram de pé o grito de liberdade dado pelas pessoas assistidas pela rede, que encheram o palco do Teatro Municipal de alegria, com dança e irreverência.

Endereços dos equipamentos:

– Caps Paulo Marcos Costa: Rua Ladislau de Andrade, 44, Mutondo. Telefone: 3856-1390 e 3856-2472.

– Caps Francisco dos Santos Siqueira 24h: Rua General Antônio Rodrigues, 250, Centro. Telefone: 2607-5960

– Capsad: Rua Coronel Serrado, 1.543, Zé Garoto. Telefone: 3705-1554.

– Capsad Dr. Daniel Gomes da Silva 24h: Rua Augusto Franco, 52, Vila Três. Telefone: 3606-9224.

– Capsi Zé Garoto: Rua Vereador Clemente Souza e Silva, 222, Zé Garoto. Telefone: 2605-1909.

– Capsi Dr. Joaquim dos Reis Pereira: Rua Jovelino de Oliveira Viana, 274, Alcântara. Telefone: 2725-7724.

– Clínica Gonçalense do Barro Vermelho (Ambulatório Ampliado Nise da Silveira): Rua Heitor Levi, 34, Barro Vermelho. Telefone: 3858-2675.

– PAM Coelho (Ambulatório Ampliado em Saúde Mental): Rua Cândido Reis, 89, Coelho.

Foto: Luiz Carvalho/Nathália Lugão