Início > Saúde > São Gonçalo realiza encontro sobre aleitamento materno

São Gonçalo realiza encontro sobre aleitamento materno

Publicado em:  11/05/2023

Evento é destinado a profissionais de saúde

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo vai realizar o 1º Encontro da Rede de Apoio ao Aleitamento Materno de São Gonçalo no próximo dia 31 de maio. O evento vai acontecer no auditório da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), na Trindade, às 13h. Profissionais de saúde da rede municipal de São Gonçalo podem fazer as inscrições até o dia 29 de maio de 2023 ou até que a quantidade de vagas seja encerrada através do link: forms.gle/U8LCo7GdyrA2PGC79. O evento é gratuito e tem 100 vagas disponíveis.

O objetivo do encontro é repassar informações sobre a importância da amamentação para os bebês e da doação do leite materno, estimulando que o ensinamento seja reproduzido em todas as unidades de saúde da cidade. A reunião será realizada pela Coordenação do Programa de Aleitamento Materno da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Atan) ligada ao setor de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis (Dividants) da Semsa.

Enfermeiros, médicos, nutricionistas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde da atenção primária de saúde podem realizar a inscrição. O chamamento abrange também os profissionais técnicos da Maternidade Municipal Mario Niajar, da Clínica Municipal da Criança, Pronto Socorro Infantil e profissionais que estejam diretamente ou indiretamente relacionados ao aleitamento materno e à temática da Segurança Alimentar.

A qualificação servirá para ter profissionais em toda a rede capazes de dar orientações sobre o manejo do aleitamento materno em atendimentos individuais e coletivos nas unidades básicas de saúde e especializadas, que poderão ser implantadas. Enquanto não há salas específicas, os profissionais poderão ensinar as gestantes durante as consultas de pré-natal.

“O leite materno é o alimento mais completo e essencial para os bebês e pode ser oferecido, com exclusividade, até os seis meses de vida. Por isso, os profissionais recebem a capacitação para incentivar o aleitamento materno já durante as consultas de pré-natal na rede municipal de saúde”, disse Amanda Girard, coordenadora do Dividants.

O encontro terá quatro pilares: informar sobre a importância de proteger a amamentação; apoiar a amamentação como uma responsabilidade vital de saúde pública; articular indivíduos e organizações para maior impacto e potencializar ações para proteger o aleitamento materno para melhorar a saúde coletiva.

“O leite materno é considerado o padrão ouro de qualidade da alimentação para os bebês. A criança que mama no peito tem mais saúde e adoece menos. O aleitamento materno é o primeiro hábito alimentar saudável e é preciso apoiar, proteger e incentivar. Por mais que seja natural, não é fácil e sabemos das dificuldades”, finalizou a coordenadora do Programa de Aleitamento Materno, Aline Aguiar.

O encontro acontece no mês que é comemorado o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, no próximo 19 de maio. Em São Gonçalo, não há banco de leite humano. Mas as doações são realizadas ao banco de leite parceiro do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), em Niterói, que distribui para os bebês que não conseguem ser amamentados pelas mães na unidade intensiva de saúde.

Foto: Ascom