Início > Uncategorized > São Gonçalo realiza limpeza permanente das redes de águas pluviais

São Gonçalo realiza limpeza permanente das redes de águas pluviais

Publicado em:  18/04/2024

Secretaria de Conservação mantém ações para minimizar alagamentos após as chuvas

Com o objetivo de dar mais qualidade de vida para os gonçalenses e minimizar os impactos das chuvas, equipes do Departamento de Conservação e Obras (DCO) da Secretaria Municipal de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo realizaram, nesta quinta-feira (18), mais uma operação de limpeza e desobstrução de bueiros em diversos bairros do município.

As equipes estiveram nos bairros Patronato, Neves, Gradim, Neves, Vila Lage, Camarão, Alcântara, Centro, Trindade e Mutuá. O objetivo do trabalho é garantir a liberação das redes pluviais e o escoamento mais rápido da água. Vale destacar que ações do tipo ocorrem durante todo o ano.

Além disso, está sendo criado um novo canal de captação de águas pluviais próximo ao Detran, no bairro de Neves. O novo canal está surgindo através de uma parceria da Secretaria de Conservação com o Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. O canal anterior que existia no local era cinco vezes menor do que o que está sendo construído.

“O Departamento de Conservação e Obras (DCO), sob o comando da Secretaria de Conservação, vem fazendo limpeza dos rios em nosso município, em parceria com a Subsecretaria de Recursos Hídricos. Nossa atuação também engloba a limpeza de caixas e ralos realizada pelos DCOs, o que vem ajudando muito no escoamento das águas pluviais, evitando futuros alagamentos. Nossa atuação tem sido constante para evitar as enchentes, mas também é fundamental e de suma importância que a população nos ajude, evitando o descarte irregular de lixo e respeitando o limite do leito dos rios”, destacou Carlos Roberto Ferreira de Oliveira, coordenador do DCO, sobre as ações no município.

Foto: Julio Diniz