Início > Saúde > São Gonçalo realiza obras de melhorias nos polos sanitários

São Gonçalo realiza obras de melhorias nos polos sanitários

Publicado em:  27/01/2024

Duas unidades já estão sendo revitalizadas, em Alcântara e Jardim Catarina

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo realiza obras de manutenção e revitalização em dois polos sanitários da cidade. Em fevereiro, os outros três também começarão a receber as reformas. O objetivo é oferecer ambientes adequados para os pacientes e funcionários.

Atualmente, os polos sanitários Hélio Cruz, em Alcântara, e Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina, recebem melhorias. Na próxima semana, as obras começam no Washington Luiz, no Zé Garoto. Até o mês de março, os polos Augusto Sena, em Rio do Ouro; e Paulo Marques Rangel, no Porto do Rosa, serão os beneficiados.

“Estamos realizando obras para melhorar os ambientes destas unidades. São obras estruturais, como a verificação da rede elétrica, hidráulica e telhados até a pintura. Queremos que os pacientes tenham instalações mais humanizadas e consigam ser melhor acolhidos pelos funcionários”, disse o prefeito Capitão Nelson.

Todos os polos sanitários receberão obras para adequação das normas e protocolos de instalação do Ministério da Saúde e da Anvisa: a RDC 50, que diz respeito aos ambientes; e a NBR 9050, sobre acessibilidade (rampa, piso tátil, barras, banheiros adaptados e com campainha de alerta, por exemplo).

O Hélio Cruz já recebeu mais dois consultórios, novo refeitório para funcionários e adequação das salas destinadas ao atendimento dos pacientes com hanseníase e tuberculose, incluindo sanitário acessível. A reforma – que contemplará toda a unidade – está sendo feita por etapas para não atrapalhar o atendimento.

No Washington Luiz, um espaço que era utilizado para outros fins, será remodelado para a construção de mais três consultórios para atendimento. O projeto ainda contempla uma recepção e dois sanitários acessíveis. O laboratório da Vigilância em Saúde Ambiental já recebeu as benfeitorias.

O Jorge Teixeira de Lima está recebendo reforma em todos os ambientes e ampliação para instalação de recepção, copa para os profissionais e uma sala maior para fisioterapia e um almoxarifado.

Os polos Augusto Sena e Paulo Marques Rangel entrarão para o cronograma de execução de obras nas próximas semanas. Eles serão completamente reformados e adequados para atendimento das normas de acessibilidade e saúde.

Foto: Luiz Carvalho