Início > Saúde > São Gonçalo realiza testes de covid-19 em nove unidades

São Gonçalo realiza testes de covid-19 em nove unidades

Publicado em:  06/06/2022

Resultado do exame fica pronto em 20 minutos

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo realiza o exame que detecta a contaminação por coronavírus em nove locais. O resultado sai em 20 minutos e está disponível para todos os gonçalenses que apresentam sintomas de síndrome gripal ou que tenham tido contato com pessoas contaminadas.A distribuição de senhas acontece partir de 9h e o teste é realizado das 13h às 16h.

“Para a realização dos testes, todos passam por avaliação prévia de um profissional de saúde para confirmar a real necessidade do exame. Leva-se em consideração os dias de sintomas, histórico vacinal e histórico pregresso”, explicou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Melissa de Mello.

O RT-PCR (swab) – realizado através de fluidos nasais e, atualmente, padrão-ouro para diagnóstico laboratorial de covid-19 – também continua sendo realizado e tem o resultado em sete dias. “É muito importante que os moradores continuem respeitando as medidas sanitárias de distanciamento e higienização das mãos com água e sabão ou álcool 70. E para as pessoas sintomáticas, é recomendável a utilização de máscaras”, disse Melissa.

Locais dos exames:

Centro de Triagem ao Coronavírus, no Zé Garoto: diariamente, das 8h às 17h;

Clínica Municipal Gonçalense Barro Vermelho: de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h;

Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo: segunda a sexta, das 8h às 19h, apenas gestantes;

Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina: segundas, terças e quintas, das 8h às 12h;

Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, no Porto do Rosa: terças, quartas, quintas e sextas, das 8h às 16h;

Polo Sanitário Dr. Augusto Sena, Rio do Ouro: terças, quartas e sextas, das 8h às 16h;

Clínica da Criança (0 a 12 anos), segunda a sexta, das 8h às 16h;

Maternidade Municipal Dr. Mário Niajar: apenas para as gestantes e parturientes sintomáticas.

PAM Coelho: segunda a sextas, das 8h às 16h;

PAM Alcântara: segunda, terça, quinta e sexta, das 8h às 16h.