Início > Uncategorized > São Gonçalo recebe maior tapete de sal da América Latina

São Gonçalo recebe maior tapete de sal da América Latina

Publicado em:  15/06/2022

Celebração de Corpus Christi terá procissão iluminada

A cidade de São Gonçalo está pronta para expor o maior tapete de sal de Corpus Christi da América Latina nesta quinta-feira. A expectativa é receber mais de 50 mil pessoas para a celebração que, neste ano, além de contar com a novidade no horário da confecção dos tapetes, também terá, pela primeira vez, uma procissão iluminada por velas após a Santa Missa.   Nos últimos dois anos, o evento foi realizado virtualmente, em função da pandemia de covid-19.

Após anos sendo confeccionado durante a noite e madrugada, com missa e procissão no final da manhã, este ano o tapete de sal começará a ser criado no início da manhã desta quinta-feira, a partir das 6h30. A Santa Missa será celebrada às 16h. A medida foi tomada após reunião entre representantes do Executivo e Legislativo com o padre André Luís Siqueira, pároco da Igreja Matriz de São Gonçalo, a fim de permitir que mais fiéis possam participar da celebração, com mais opções de transportes e segurança.

Outra novidade deste ano é a procissão iluminada por velas que acontecerá após a celebração da missa. O padre André Luís pede para que os cristãos levem uma vela para participar do importante momento de fé.

As equipes da Secretaria de Conservação e da Subsecretaria de Parques e Jardins estão trabalhando incessantemente ao longo da semana para deixar tudo preparado para a confecção do tapete de sal,  que vai acontecer ao longo de dois quilômetros (da Rua Coronel Moreira César, no bairro Zé Garoto, até a Rua Nilo Peçanha, na altura do Clube Mauá, no Centro). Estão sendo realizados os serviços de limpeza, capinagem nos canteiros, pintura e, com apoio da usina de asfalto, as equipes estão realizando também  uma operação tapa-buraco.

Programação – A Casa das Artes recebe a exposição “São Gonçalo – Território, história e fé”, dos curadores Rui Aniceto Nascimento Fernandes, Guilherme Cavotti, Alex Costa e Silva, Carolina Carvalho e Vanessa Leite. A mostra foi pensada a partir das atividades do Memorial da Igreja Matriz de São Gonçalo, um projeto entre a igreja com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), onde são feitas pesquisas que embasam a obra de recuperação do templo religioso. A exposição é composta por imagens de diferentes épocas de São Gonçalo, da relação entre o catolicismo e a cidade e projeção de vídeos.

As atividades no palco em frente à Igreja Matriz começam às 8h e seguem até às 11h, com louvores com a banda Angelus, contação de história com o tema “A vida de São Gonçalo” e a história da evangelização em São Gonçalo. Às 15h, o palco volta a receber bandas com louvores.

Às 11h e às 14h, na escadaria da Prefeitura, haverá apresentação de um coral e espetáculos de dança. Na Praça Dr. Luiz Palmier, no Zé Garoto, companhias de dança irão se apresentar às 13h e às 15h.

Durante todo o dia, a Rua Salvatori irá receber feira de artesanato e na Rua Carlos Gianelli terá exposição de carros antigos.

Esquema de trânsito – A Secretaria de Transportes montou esquema de trânsito especial para a celebração. A partir das 23h30 desta quarta-feira (15), as principais vias do Centro já estarão interditadas.  As ruas só serão reabertas às 20h30 da quinta-feira (16).

Estarão fechadas as ruas Lara Vilela e Sá Carvalho, entre a Avenida Presidente Kennedy e a Rua Coronel Moreira César; Travessa Zeferino Reis entre a Avenida Presidente Kennedy e a Rua Dr. Nilo Peçanha; Rua Salvatori entre a Rua Feliciano Sodré e Aluisio Neiva; Rua Eduardo Vieira, Travessa Jorge Soares e Rua Antônio dos Santos Figueiredo entre as Ruas Dr. Nilo Peçanha e Aluisio Neiva; Rua Coronel Moreira César e Dr. Feliciano Sodré em toda sua extensão; Rua Dr. Nilo Peçanha entre a Praça Dr. Luiz Palmier e a interseção com a Rua Gal. Antônio Rodrigues.

Será interditado o tráfego de veículos em toda a extensão da Alameda Pio XII (rua em frente a Igreja Matriz). Será adotado o regime único de circulação na Rua Aluísio Neiva, no sentido Centro/Estrela do Norte. O trânsito será desviado da seguinte maneira no sentido Barro Vermelho/Centro: Rua Dr. Getúlio Vargas, Av. Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, Av. jornalista Roberto Marinho, Rua Salvatori, Rua José da Silva Pessoa, Rua José Lourenço de Azevedo, Rua Salvatori, Rua Aluísio Neiva, Rua General Antônio Rodrigues e Dr. Nilo Peçanha.

Os motoristas que estiverem vindo do bairro Paraíso rumo ao Centro terão que fazer o seguinte trajeto: Rua Dr. Francisco Portela, Rua Coronel Serrado, Rua Dr. Getúlio Vargas, Av. Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, Av. Jornalista Roberto Marinho, Rua Salvatori, Rua José da Silva Pessoa, Rua José Lourenço de Azevedo, Rua Salvatori, Rua Aluísio Neiva, Rua General Antônio Rodrigues e Dr. Nilo Peçanha.

Agentes de trânsito estarão pela região auxiliando o fluxo. A Secretaria de Transportes reforça que fica proibido o estacionamento de veículos nas vias durante todo o período de interdição. Ao todo, são mais de 600 profissionais da Prefeitura envolvidos na organização da maior e mais tradicional celebração de Corpus Christi da América Latina, entre agentes da Segurança Pública, Limpeza Urbana, Trânsito e Saúde.

Foto: Renan Otto/Luiz Carvalho