Início > Saúde > São Gonçalo recebe programa de castrações gratuitas de cães e gatos

São Gonçalo recebe programa de castrações gratuitas de cães e gatos

Compartilhe isso:


Publicado em:  17/01/2024

Agendamento aconteceu na Trindade; na quinta-feira, será no Barro Vermelho

A Praça da Trindade recebeu, nesta quarta-feira (17), o projeto Ellos CastraPet que, através de uma parceria com a Prefeitura de São Gonçalo, vai realizar centenas de castrações gratuitas em cães e gatos em quatro bairros da cidade. 

“É uma satisfação receber esse projeto na nossa cidade. Já realizamos castrações gratuitas no Cavem, mas entendemos que a demanda por castrações é grande e estaremos sempre dispostos a receber projetos que promovam o bem-estar e qualidade de vida dos animais. Nos próximos dias vamos inaugurar mais uma unidade do Cavem para atender cada vez mais cães e gatos” , disse o prefeito Capitão Nelson que acompanhou o primeiro dia de atividades do Ellos CastraPet. 

O projeto é fruto de emenda parlamentar do deputado federal Sóstenes Cavalcante, que visa o controle populacional de animais, assim como a conscientização da população em relação aos temas da causa animal. Desde a sua implementação, o projeto já realizou mais de 15 mil atendimentos. 

“Esse é o terceiro ano do projeto e já conseguimos realizar milhares de castrações em diversos municípios. São Gonçalo não podia ficar de fora da nossa agenda. Apresentei o projeto ao prefeito Capitão Nelson, que prontamente autorizou que viéssemos para a cidade.  Agradecemos todo o apoio que a Prefeitura tem dado para que tudo ocorra dentro da normalidade”, destacou o deputado federal. 

O vereador Nelsinho Ruas, presidente da Comissão Permanente de Defesa ao Animal da Câmara dos Vereadores de São Gonçalo, também esteve no primeiro dia de agendamento e reforçou a importância da conscientização dos cuidados com os animais. 

“Seguimos trabalhando para promover políticas públicas em prol da causa animal, pois sabemos que temos demandas a serem atendidas. E com o novo Cavem será ampliado o número de animais castrados na cidade”, disse o vereador. 

Nesta quinta-feira (18), o agendamento para a castração será realizado presencialmente na Praça do Barro Vermelho, a partir das 9h. É preciso levar um documento de identificação e comprovante de residência do tutor do animal. Será permitido apenas um cadastro por CPF. As vagas são limitadas e as senhas são distribuídas por ordem de chegada e não é necessário levar o animal no dia do agendamento. 

As castrações na Trindade e no Barro Vermelho serão realizadas entre os dias 22 e 26 de janeiro, no mesmo local dos agendamentos. No bairro Trindade, a ação será estendida por mais uma semana, com cirurgias entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro.  

Outras datas para agendamento – Além dos bairros Trindade e Barro Vermelho, os castramóveis também vão passar por Bandeirantes e Jardim Catarina. 

No Bandeirantes, o agendamento para a castração será realizado no dia 24 de janeiro, a partir das 9h, na Praça dos Bandeirantes. As castrações serão feitas entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro também na Praça dos Bandeirantes.  

No Jardim Catarina, o agendamento será no dia 30 de de janeiro, a partir das 9h, na Praça Jardim Catarina II, ou Praça da Rua I, e as castrações entre 5 e 9 de fevereiro no mesmo local. 

É importante destacar que não haverá agendamento no dia das castrações. O agendamento será realizado apenas nas datas citadas acima.

A castração é feita para cadelas e cães que tenham no mínimo três quilos e no máximo 20 quilos. Já os felinos precisam ter no mínimo um quilo e meio. 

Também é um pré-requisito para a castração os animais terem entre seis meses e seis anos, não podem estar no cio, gestante e amamentando ou com leite. Os machos devem ter os dois testículos no saco escrotal.

Para os caninos, a castração não será realizada nas raças: Boston Terrier, Boxer, Bulldog Francês, Bulldog Inglês, Chihuaua, ChowChow, Dogue de Bordeaux, Lhasa Apso, Maltês, Pequinês, Pug, Sharpei, Yorkshire, Shih Tzu. E para os felinos, não serão castrados aqueles que são persas e exóticos. 


 

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content