Início > Educação > São Gonçalo recebe projeto inovador para crianças com alta habilidade e superdotação

São Gonçalo recebe projeto inovador para crianças com alta habilidade e superdotação

Compartilhe isso:


Publicado em:  04/06/2019

No último sábado (1), o Colégio Municipal Ernani Faria, em Neves, realizou a aula inaugural de formação continuada para os profissionais que estão sendo preparados para trabalhar em dois projetos que serão iniciados em São Gonçalo: o Progridem, que é o Centro de Ciência e Tecnologia e Ensino Inovador para crianças com alta habilidade e superdotação, e o Ônibus Itinerante, que irá levar esse Centro por diversos bairros do município. A preparação está sendo feita pela professora Cristina Delou e sua equipe, do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI), através de uma parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF).

Esse projeto foi idealizado em 2013 pela professora Éricka Cunha, especialista em projetos e orientadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo. Os projetos são fruto de uma parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, com recursos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Agricultura e Pesca e Trabalho, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

As escolas que serão contempladas com os polos são o Colégio Municipal Ernani Faria, em Neves, e o Colégio Municipal Estephânia de Carvalho, em Laranjal. O objetivo principal do trabalho é transformar o município de São Gonçalo em referência e polo de desenvolvimento de talentos e altas habilidades, que através dos Centros de Ensino Inovador e o Ônibus Itinerante possam levar espaços de aprendizagem avançadas, em laboratórios que estimulem a prática científica e tecnológica como principal ferramenta pedagógica, contribuindo para a formação continuada de professores da rede e para o fomento de pesquisas educacionais voltadas para ampliação desse projeto.

Para Éricka Cunha, “é um grande marco para o município de São Gonçalo o início dos projetos estarem sendo colocados em prática, levando conhecimento de forma itinerante para diversos bairros da cidade. Agradeço as parcerias que foram realizadas para colocar o projeto em prática”, declarou.

Para Evanildo Barreto, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Agricultura e Pesca e Trabalho, “é uma grande alegria participar deste trabalho, que já foi aprovado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e agora vamos colocar em prática. Poder levar conhecimento e informação para o cidadão é muito importante para o futuro dos nossos jovens”, afirmou o secretário.

Marcelo Azeredo, secretário de Educação, afirma: “é um grande sonho que está sendo realizado, conhecimento não tem preço, trazer e colocar em prática um projeto de grande importância em São Gonçalo é mais um avanço do governo José Luiz Nanci para a formação dos nossos alunos”, concluiu o secretário.

Autor: Ascom
Foto: Divulgação

Notícias relacionadas

Skip to content